Por Ivan Plavetz
Em meados de novembro passado, um helicóptero EC 725 da Marinha do Brasil foi embarcado em um avião de transporte pesado Antonov An-124 da empresa russa Volga Dneper no aeródromo de São José dos Campos (SP). O destino ainda não está oficialmente confirmado. Procurada pela reportagem de T&D, a assessoria de imprensa da Helibras declinou em comentar o assunto.
T&D conseguiu apurar que o EC 725 foi requisitado pela Airbus Helicopters e será usado em um programa de demonstrações que incluirá países da Europa e Ásia. Mais especificamente, sabe-se que os franceses estão concentrando esforços em negociações que envolvem potenciais contratos com grande chance de finalização, principalmente aqueles que apresentam boas perspectivas a médio e longo prazo. Este é o caso do programa NMRH (Naval Multi-Role Helicopter) da Marinha da Índia, que deverá requisitar até 120 helicópteros navais do porte do EC 725. De acordo com fontes locais, o governo de Nova Delhi já estaria negociando com a estadunidense Sikorsky a aquisição inicial de 16 exemplares do seu modelo naval S-70B, entretanto, no âmbito de um programa paralelo identificado como MRH (Multi-Role Helicopter).
As informações sobre a concorrência NMRH ainda são incipientes e os planos de produção da Airbus Helicopters caso vença a disputa indiana não podem ser especificados. Estima-se que a Helibras, dependendo da disponibilidade de slots em sua linha de produção de Itajubá, poderia participar da produção do EC 725 para clientes militares internacionais, mas ainda é cedo demais para essa possibilidade ser avaliada com exatidão.