O Ministério da Defesa dinamarquês decidiu reabrir o processo de seleção para um novo caça suspenso em meados de 2010. O caça Gripen da Saab, é uma das quatro alternativas.
O Ministério da Defesa dinamarquês decidiu reiniciar o processo de seleção para novos caças, de acordo com o “Acordo de defesa 2013-2017”. Além disso, o Ministério da Defesa em cooperação com as Forças Armadas, criou uma organização para preparar a apresentação dos concorrentes.
“Nossa posição para exportar o Gripen para o mercado mundial está mais forte do que nunca, especialmente após o contrato histórico fechado no mês passado pela Suécia, para 60 Gripen E e outros possíveis 22 caças Gripen E/F para a Suíça”, diz Lennart Sindahl, chefe de negócios da Saab para a área de Aeronáutica.
De acordo com o Ministério da Defesa dinamarquês o processo de aquisição envolve quatro opções – F-18 Super Hornet da Boeing, F-35 Strike Fighter da Lockheed Martin , o Gripen E/F da Saab e o Eurofighter Typhoon.
“Notamos um grande interesse para o Gripen no âmbito mundial e nós seguimos a decisão anunciada na Dinamarca. Agora estamos ansiosos para receber mais informações sobre o processo “, explica Lennart Sindahl.
Hoje a Saab está numa posição única de ter um contrato de desenvolvimento de um caça de última geração com a Suécia, e potencialmente, com a Suíça como clientes. Isso significa uma forte vantagem competitiva na capacidade de oferecer ao mercado mundial um caça que inclui os recursos mais modernos.
As características inerentes ao sistema Gripen comprovados ao longo de dez anos de investimentos em métodos e ferramentas para desenvolvimento de produção, coloca a Saab em uma posição onde a empresa pode oferecer um sistema que irá apoiar forças aéreas com capacidades operacionais modernas e a um custo operacional que agradará os ministros das finanças e aos contribuintes.
“A inovação tem sido a nossa marca para mais de 75 anos. Estamos orgulhosos de continuar essa tradição, levando a indústria de aviação em algo novo, aplicando nossos caminhos verdadeiramente revolucionários de trabalhar “, conclui Lennart Sindahl.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval