A DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, criou uma nova classe de embarcação de interceptação, patrulha e transporte de tropa leve, especialmente para as Forças Armadas brasileiras atuarem na vigilância dos rios da Amazônia. A DGS 888 RAPTOR será apresentada ao público pela primeira vez na LAAD 2017 _ maior feira de Defesa da América Latina que acontece de 4 a 7 de abril, no Riocentro.
Embarcação tática fluvial blindada de alto desempenho, DGS 888 RAPTOR tem 9,2 metros de comprimento, blindagem removível (não representada nas imagens do desenho), capacidade de carga superior a 2.000 Kg, visão termal estabilizada, radar de ultra-alta definição e 4 estações para armamento calibres 12,7 e 7,56 mm. Com essas características, ela atende e supera todos os requisitos operacionais e logísticos desejados para uma embarcação dessa categoria.
Impulsionada por 500 HP gerados por um motor turbo diesel acoplado a um robusto sistema de propulsão com hidrojato, a DGS 888 RAPTOR possui capacidades únicas, como navegar em locais com apenas 50 centímetros de água, mesmo em presença de objetos na superfície ou semi-submersos, como troncos de árvores, além de transportar 15 homens a distâncias superiores a 500 km, a uma velocidade média de 60 km/h.
Uma das maiores vantagens da DGS 888 RAPTOR é ser 100% fabricada com um copolímero de alto peso molecular, conferindo características exclusivas como, por exemplo, retardo de chama, ser insubmergível (por ter uma densidade menor que a água) e ter elevada capacidade de absorver choques _ o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio.
Sobre a DGS Defense
Com 10 anos de atuação no país e com mais de 70 embarcações operando na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, entre outras instituições, a DGS Defense consolida seu trabalho como único estaleiro brasileiro dedicado a projetos e construção de embarcações para a área de defesa e segurança.
Desde 2012, a DGS 777 PATROL, outro modelo de sucesso da DGS Defense, vem apoiando a atuação da Marinha do Brasil no âmbito da Primeira Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano – UNIFIL, contribuindo para a manutenção da paz na região.
NOTA do EDITOR: Tendo em vista as diversas dúvidas quanto a proteção dos soldados transportados pela DGS 888 RAPTOR, o DAN entrou em contato com fabricante para esclarecer alguns pontos. Abaixo seguem as explicações e esclarecimentos:
1. A embarcação possui sim uma proteção balística removível para os soldados, que não está representada nas imagens, porque o desenho iria esconder muito o projeto do barco. A embarcação será apresentada com os escudos de blindagem no estande da DGS na LAAD 2017 (posicionamento frontal e laterais).
2. Sobre o nível de proteção balística é de NIJ Nível 3.
O fabricante enviou uma retificação do texto, que já se encontra modificado.
O DAN agradece a DGS na pessoa da Sra. Graciela Urquiza Mendes do Depto. de Mkt e Comunicação da DGS Defence