Desde a criação do Ministério da Defesa, um militar assumirá o cargo pela primeira vez

Por Guilherme Wiltgen

Desde a sua criação em 10 de junho de 1999, durante o segundo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o Ministério da Defesa (MD) foi criado oficialmente através da lei complementar n° 97 de 1999, substituindo os antigos Ministério da Marinha, Ministério do Exército e o Ministério da Aeronáutica, que foram transformados em Comandos do Ministério da Defesa, pela primeira vez o MD será chefiado por um militar de carreira, o General de Exército (Ref) Joaquim Silva e Luna, que ocupava o cargo de Secretário Geral desde de 2015.



O novo Ministro da Defesa já possuía a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais áreas do órgão, bem como promover ação articulada com a vertente militar da Defesa, além de outras demandas.

O General Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel. Este último, realizado no Instituto Wintergate-Israel.

Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército. Também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.

Ministros da Defesa brasileiros:



Sair da versão mobile