DCNS na exposição CANSEC, Ottawa, Canadá

2016 04 19 FREMM ER _ zoom AR Bd _ mâture & cheminée
FREMM ER

Por quase quatro séculos, DCNS tem sido um líder mundial em defesa naval, projetando e construindo submarinos e navios de superfície, desenvolvendo sistemas associados e infra-estrutura, oferecendo uma gama completa de serviços para bases navais e estaleiros.

O Grupo está empenhado em desenvolver uma parceria de longo prazo com o Canadá e participa da exposição CANSEC em Ottawa entre 25 e 26 de maio. Esta é uma oportunidade para DCNS mostrar a sua experiência neste mercado-chave de exportação e para atender os principais intervenientes.

DCNS criou em 2014 uma subsidiária canadense de propriedade integral, a DCNS Technologies Canada Inc., e pretende desenvolver a engenharia naval e parcerias industriais no Canadá.

Em particular, DCNS propõe para o projeto Canadian Suface Combatant (CSC), sob a Estratégia Nacional de Compras (NSPS), a fragata FREMM, já testada e comprovada operacionalmente, em uma concepção adaptada aos requisitos canadenses e equipado com o SETIS, seu sistema de combate e gestão (CMS). O Grupo tem a intenção de compartilhar com parceiros canadenses, sua experiência como integrador de Sistemas de Combate em navios de guerra.

Após a realização bem sucedida do processo de pré-qualificação, DCNS foi indicado em novembro de 2015, como um potencial parceiro da Marinha Real Canadense para o desenho do navio de guerra e Integração Sistema de Combate dos futuros navios de guerra canadenses.

Considerada como líder mundial na sua classe, a fragata FREMM combina as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela DCNS. É um navio versátil capaz de responder a qualquer tipo de missões que abrangem todos os domínios de guerra (AAW, ASW, GSup, ataque terrestre, e Navio de Comando).

Até o momento, três FREMM foram entregues à Marinha francesa. As duas primeiras fragatas, Aquitaine e Provence, participaram no início de 2016, da força-tarefa 50, em operações no Golfo Persa ao lado do porta-aviões FNS Charles de Gaulle e do porta-aviões norte-americano, USS Harry S. Truman, demonstrando a sua interoperabilidade com a Marinha dos EUA.

A terceira FREMM, Languedoc, foi entregue à Marinha Francesa março 2016. Além do programa francês, que prevê a entrega de 8 fragatas FREMM para a Marinha francêsa antes de 2022, as fragatas FREMM também foram entregues à Marinha Real Marroquina em 2014
e para a Marinha Egípcia em 2015.

Os desdobramentos operacionais e sucessos internacionais desta última geração de fragatas, demonstram a capacidade da DCNS para projetar, construir e competir, com alta tecnologia através de navios que são perfeitamente adequados para atender às necessidades de seus clientes.

Além do projeto CSC, DCNS posiciona-se para participar no projecto AJISS para o serviço de apoio aos navios Arctic/Offshore Patrol (AOPS) e os navios de apoio comum (JSS). O Grupo tem uma longa tradição de transferência de tecnologia e tem consistentemente demonstrado que pode ser um parceiro fundamental para as marinhas que desejam expandir as suas capacidades operacionais.

DCNS já tem um forte compromisso industrial no Canadá através das suas actividades em energia de marés. Sua subsidiária OpenHydro em parceria desde 2014 com a empresa Emera, criaram uma jointventure chamada “Cape Sharp Tidal”. O objetivo é desenvolver uma indústria comercial corrente em Nova Scotia e Cape Sharp bem posicionada, para fazer a implantação nos proximos meses, da primeira matriz de maré conectada à rede no mundo. Duas turbinas de 16 metros de maré OpenHydro, serão instaladas na Baía de Fundy, durante o Verão de 2016.

Esta ação, resultará em energia de maré de 4MW totalmente ligada à rede e, com o potencial de fornecer energia para mais de 1.000 clientes.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile