Do acordo com o contrato para quatro unidades do tipo Gowind 2500 fechado em maio de 2014 pela Marinha egípcia (1 bilhão de euros), a corveta l’Elfateh deverá ser entregue em 2017. Seus três navios irmãos, por sua vez, serão construídos em Alexandria (Egito), através de Transferência de Tecnologia com a assistência DCNS.
No âmbito deste programa, o grupo naval abriga cerca de 300 engenheiros e técnicos egípcios em Lorient para transmitir conhecimentos para as equipes do estaleiro em Alexandria. O projeto egípcio deve entregar a primeira das três corvetas sob sua responsabilidade, em 2020.
Como a l’Elfateh, estas corvetas terão nome de cidades egípcias, incluindo Marsa Matruh e Port Said. Além desses quatro navios, o Egito também confirmou em novembro passado, a necessidade de duas Gowind 2500 adicionais, mas, por enquanto, nenhuma alteração do contrato foi assinada.
Se essas opções se confirmarem, corvetas poderiam surgir em Lorient, para completar a produção das de Alexandria, e assim suprir rapidamente essas unidades adicionais.
FONTE e FOTOS: DCNS