Em 20 de abril, o estaleiro Damen deu uma prévia de sua segunda geração de Navios Patrulha Offshore (OPV), durante a conferência anual OPVs&Corvettes Asia Pacific em Cingapura. Piet van Rooij, diretor de Design & Proposal da Damen, explicou como que este novo OPV foi configurado para cumprir várias missões.
Esta nova geração de OPVs re-configuráveis da Damen é altamente eficiente e extremamente versátil. O casco, no já famoso e eficiente formato de machado da Damen foi usado para estes OPV segunda geração. Devido ao design do casco, estes navios demonstraram uma capacidade marinheira superior, incluindo excepcionais acelerações com baixas elevações. Isso faz com que a embarcação seja muito confortável, mesmo em estados de mar elevados. Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, os novos OPVs também são muito eficientes economicamente, consumindo menos combustível e capaz de atingir velocidades de até 25/26 nós.
Sua versatilidade foi reinventada baseada em três pontos, que são a nova ponte, hangar e o Multi-Mission Bay (MM Bay) na pôpa. O MM Bay pode ser equipado com módulos para missões tais como, contra pirataria, combate ao tráfico de drogas, guerra anti-mineração (AMW), busca e salvamento (SAR), e etc. O MM Bay também é equipado com um RHIB (barco inflável de casco rígido) de 9 metros, que pode ser lançado sobre uma rampa de lançamento através da parte traseira do navio enquanto o OPV está navegando. Nos navios de patrulha classe Holland para a marinha holandesa, este sistema já provou ser seguro em operações com condições de mar 5.
Ao contrário de outros OPV, o Centro de Comando e Controle (C2 Centre) está localizado logo atrás da ponte. Damen chama este o seu desenvolvimento de Multi-Mission Bridge (MM Bridge). Ambos os espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante cega. Os OPV são menos propensos a participar em situações de combate, tais como os enfrentados por uma fragata. Durante uma missão, ao abaixar a parede deslizante, a percepção da situação no Centro de Comando e Controle é melhorada, permitindo aos oficiais observar a situação com seus próprios olhos.
Van Rooij comentou: “Hoje os OPVs não entram em situações de combate frequentemente como as fragatas fazem, no entanto, a coordenação rápida e eficaz durante a ‘perseguição’ é essencial para um OPV.”
O Multi-Mission Hangar (MM Hangar) é capaz de armazenar um helicóptero de 11 toneladas e um UAV (veículo aéreo não tripulado), como o Boeing ScanEagle ou o Camcopter da Schiebel. O MM Hangar foi concebido de modo a que a tripulação do navio possa operar o helicóptero ou o UAV sem ter que mover um ou outro. Além disso, há espaço para armazenar peças de reposição e uma oficina tanto para o helicóptero como para o UAV.
Os novos OPVs de 2ª geração da Damen estão disponíveis em quatro tamanhos:
• 75 metros – 1.400 toneladas
• 85 metro- 1.800 toneladas
• 95 metro- 2.400 toneladas
• 103 metros – 2.600 toneladas
Navio Patrulha Stan Patrol 5009 (500 ton)
Além desses novos OPVs, a Damen também possui um modelo muito interessante de Navio de Patrulha com deslocamento de 500 toneladas. O Stan Patrol 5009 foi escolhido pela Marinha do Equador (2 unidades) e será construído localmente pelo estaleiro Astinave sob supervisão da Damen. Este modelo foi oferecido também à Marinha do Brasil pela Damen, e ficaria como na ilustração abaixo.