Relata-se que o custo dos novos porta-aviões da Royal Navy voltou a aumentar e estão previstos em £ 6 bilhões.
De acordo com o Financial Times, o secretário de Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, é esperado para anunciar que o custo previsto de construção dos dois novos navios-aerodrómos, que não vão entrar em serviço até o fim da década, já passou para £ 6,2 bilhões.
Este último aumento significa que, o projeto de lei para os navios de 65.000 toneladas será quase que o dobro dos £ 3,5 bilhões estimados, quando o programa foi aprovado pelo último governo trabalhista, em 2007.
Philip Hammond é esperado para tentar minimizar as preocupações sobre o aumento dos custos, anunciando que ele está renegociando o projeto para construir os dois navios em condições mais favoráveis ao contribuinte.
O Financial Times disse que é esperado o seu pronunciamento sobre os excedente nos custos, além de que o novo valor será rateado em 50% a 50%, entre o MoD (Ministério da Defesa) e os construtores, enquanto que os aumentos anteriormente haviam caído, principalmente, sobre o Governo britânico.
Um porta-voz do MoD disse: “As negociações entre o MoD e a Aircraft Carrier Alliance (ACA), em relação as novas linhas bases do Programa QEC (Queen Elizabeth Class), estão em um estágio avançado”, completando: “Não foram tomadas as decisões finais e o MoD fará um anúncio no seu devido tempo”.
FONTE: BFN
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval