Crise na Petrobrás frusta projeto de Aeronave Civil

Por Leonardo Francia

A situação atual da Petrobras frustrou, pelo menos por enquanto, os planos da Helicópteros do Brasil S/A (Helibras) de começar a fabricar a versão civil do helicóptero H225M (nova nomenclatura do EC725), negociado com as Forças Armadas Brasileiras, em sua planta em Itajubá, no Sul de Minas.

A empresa já está qualificada para produzir o modelo que atenderia ao mercado de óleo e gás e off shore brasileiro, dominado pela estatal, que atravessa um momento complicado, com escândalos de corrupção, corte de investimentos e queda no valor das ações. No entanto, a própria Helibras admite que não existe demanda deste segmento atualmente.

A Helibras tinha planos de iniciar a fabricação da versão civil do helicóptero, o H225 (nova nomenclatura do EC225) a partir deste ano. A empresa informou que já reúne conhecimentos, componentes, mão de obra especializada e a certificação Production Organization Approval (POA), da Airbus Helicopters, que a qualificam para fabricar o modelo na plataforma mineira.

Conforme divulgado pela Helibras anteriormente, a ideia era de que o modelo civil da aeronave atendesse ao mercado de óleo e gás nacional, já que a aeronave tem um raio operacional de 500 quilômetros, o suficiente para o transporte de civis até as plataformas off shore da Petrobras, que domina esse segmento no Brasil.

Negociações – Porém, em nota enviada à reportagem, a Helibras afirma que esse “é um mercado de negociações longas e aquisições espaçadas, e que, com o cenário econômico nacional, não tem fomentado grandes investimentos”. A empresa acrescenta ainda no texto que, “por enquanto, não há demanda registrada para novos helicópteros desse modelo, mas acreditamos que, pela capacidade do setor de petróleo e gás no Brasil, isso deverá ocorrer após a reorganização e retomada das atividades desse mercado”.

No documento, a empresa destaca que está focada em cumprir o contrato com as Forças Armadas. “Neste momento, a Helibras tem se concentrado em prestar total apoio e suporte aos 38 helicópteros do modelo – sendo 22 H225M (versão militar) e 16 H225 (civil), que já operam no Brasil, por meio de programas específicos, como o Fleet Center, uma plataforma de atendimento destinada aos operadores off shore para suporte logístico e técnico, manutenção, reparos e substituição de peças”.

O contrato com o Ministério da Defesa prevê o fornecimento de 50 modelos para as Forças Armadas, em um negócio da ordem de 1,8 bilhão de euros e resultado de acordo entre os governos do Brasil e da França. Para a fabricação dos modelos, a planta recebeu R$ 420 milhões em investimentos.

A Helibras informou ainda que inaugurou, no ano passado, o Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro, que abriga o único Full Flight Simulator de helicóptero H225M nas Américas, e que já está à disposição para treinamentos das tripulações que operam o modelo nas bacias brasileiras.

FONTE: Diário do Comércio

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