Por Luiz Padilha
O objetivo deste “Road-Show”, é estabelecer parcerias com a indústria local afim de incluí-las na Cadeia Global de Fornecedores da Fincantieri.
O “Road-Show” teve início em Recife na sede do estaleiro VARD-Promar que pertence à Fincantieri e que contou com a presença da ministra da Defesa da Itália, Sra. Elisabetta Trenta, e terá sua última edição em São Paulo no dia 7 de fevereiro.
O Sr. Stelio Vaccarezza, presidente da Fincantieri do Brasil, abriu o “Road-Show” no Rio de Janeiro apresentando a empresa para os convidados presentes, destacando a presença da Fincantieri no Brasil através de seu estaleiro VARD-Promar, o qual já construiu navios para o setor de off-shore, com destaque para os 2 navios de altíssima complexidade (140 metros de comprimento e 10.800 toneladas), para a empresa norueguesa DOF ASA, (Skandi Recife e Skandi Olinda).
O Sr. Stelio ressaltou que apesar da licitação prever que uma unidade poderia ser construída fora do país, a Fincantieri irá construir as quatro Corvetas Tamandaré no Brasil, em seu estaleiro VARD-Promar em Recife, pois o mesmo possui todas as características necessárias para a construção com o repasse de tecnologia da Fincantieri para as empresas nacionais que estiverem dentro da Cadeia Global de Fornecedores.
Atualmente, o consórcio FLV já atingiu o índice de 40% de nacionalização (padrão BNDES), onde seria necessário 30% para o primeiro navio e 40% para o segundo, mas a Fincantieri pretende atingir um índice de até 70% no futuro, e é por isso que está convidando pequenas e médias empresas a participar do programa CCT.
O Consul geral da Itália no Rio de Janeiro, Sr. Paolo Miraglia del Giudice deu as boas vindas a todos presentes agradecendo a Fincantieri pela organização do evento junto com a FIRJAN e a ABIMAQ. O Sr. Paolo destacou que a Fincantieri é uma das excelências da indústria italiana, com 20 estaleiros distribuídos pelo mundo e líder em projetos navais nos segmentos Militar, Off-Shore e Civil (Navios de Cruzeiro e Mega Iates).
Caso o consórcio FLV saia vencedor, a Marinha do Brasil se beneficiará da tecnologia das empresas do consórcio, através da transferência de tecnologia além de empregos diretos e indiretos que serão gerados para os brasileiros. O Sr. Paolo também destacou a importância do convite para as empresas do Rio de Janeiro a participar da Cadeia Global de Fornecedores da Fincantieri, pois as mesmas poderão participar dos projetos internacionais não apenas na área militar, mas em todos os segmentos citados anteriormente, fortalecendo as relações estratégicas entre os dois países.
Na sequência o Sr. Alberto Machado Neto, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAC, agradeceu a oportunidade que a Fincantieri está proporcionando as empresas do estado do Rio de Janeiro, pois o mercado naval possui um potencial enorme, e as empresas serão beneficiadas com o crescimento da área de atuação (civil e militar) da construção naval, lembrando que “contar com fornecedores competitivos, é essencial”.
SEASTEMA e Fundação EZUTE
O Sr. Stefano Nervi, engenheiro de vendas da SEASTEMA S.P.A., apresentou a empresa aos convidados, explicando que a SEASTEMA é uma fornecedora global de tecnologia marítima integrada, fornecendo automação de navios e sistema de navegação em embarcações de qualquer escala, tipo ou função e é totalmente integrada à Fincantieri.
Com 18 anos de atuação e com sistemas instalados em mais de 70 navios de 15 países, a SEASTEMA terá a Fundação EZUTE como parceira na integração dos sistemas nas Corvetas Tamandaré.
A Sra. Andrea Hemerly, Diretora para o Mercado de Defesa e Espacial da Fundação EZUTE, explicou ao público presente que a fundação é uma organização privada sem fins lucrativos, 100% brasileira, que foi fundada em 1997 como o principal integradora do programa SIVAM, e desde então já entregou mais de 100 projetos de programas estratégicos.
Atualmente, a Fundação está plenamente engajada em projetos capitais para a área de Defesa no Brasil, como o PROSUB, onde realiza a Engenharia e Integração do Sistema de Combate do Submarino Brasileiro e desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Combate. Realizou também a elaboração do projeto preliminar do Programa SISFRON, concepção e design de alto nível do SisGAAZ.
O MANSUP, míssil anti-navio de superfície que está em desenvolvimento para a Marinha do Brasil, recebe da fundação a gestão integrada com articulação e acompanhamento com as empresas contratadas para o desenvolvimento (gestão técnica e complementar).
IPMS (Integrator Platform Management System), ou Sistema Integrado de Gerenciamento de Plataforma SEASNavy para a futura Corveta Classe Tamandaré.
Módulos principais do IPMS SEASNavy:
- Propulsão (motores principais, engrenagens de redução, motores de propulsão elétrica, linhas de eixo e auxiliares de propulsão, sistema de engrenagem de direção) (através do subsistema MCAS);
- Electric Plant (grupo gerador a diesel, gerador de emergência, auxiliares relevantes, quadros elétricos principais, conexões em terra); (através do subsistema EPCAMS);
- Serviços auxiliares e de casco / alarme de segurança e / ou sistema de controle (ASCS);
- Sistema de Controle de Danos (BDCS) e
- Nos sistemas de treinamento de bordo (OBTS).
Objetivo da Transferência de Tecnologia
O resultado será a transferência completa de know-how no Ciclo de Vida, desde o início das fases de atividades, desenvolvimento, integração, aceitação, manutenção e serviço.
A Fundação Ezute fará no curto prazo:
1- Projeto IPMS autônomo da segunda corveta Tamandaré para produção, comissionamento, manutenção, desenvolvimento e serviços de ciclo de vida.
2- Desenvolver o sistema IPMS para aplicações similares em novo projeto ou retrofit.
3- Projetar e testar consoles, racks de servidores e gabinetes com fabricação local.
A Fundação EZUTE fará a longo prazo:
1- Parceria comercial e técnica do IPMS SEASTEMA.
2- Contato local e interface para projetos com outras marinhas da América do Sul.
3- Local e interface para projetos em outros setores (cruzeiro, comercial, ..).
Fincantieri S.P.A.
O grupo é um dos mais importantes complexos de construção naval com 20 estaleiros e, 4 continentes. Líder na projeção e construção de navios de cruzeiro, off-shore, militar com fragatas de elevada complexidade e mega-iates. Com mais de 230 anos construindo mais de 7.000 navios, a Fincantieri mantém centralizado na Itália o know how próprio de seu desenvolvimento na área de engenharia.
A empresa mantém 8.000 funcionários na Itália e mais de 19.000 nos 20 estaleiros de sua propriedade, fora os empregados indiretos, atuando de forma diversificada. Tal diversificação permite a empresa superar as possíveis flutuações das exigências de mercado.
VARD-Promar
A Fincantieri investiu pesado, cerca de 400 milhões de reais desde aquisição e modernização tecnológica do estaleiro, capacitando-o a construir navios militares. Hoje o VARD-Promar emprega 800 funcionários e possui totais condições para produzir navios mercantes e militares de alto nível de complexidade dentro dos padrões e prazos estipulados pelos clientes.