Conheça o Radar Diretor de Tiro das Fragatas Classe Tamandaré

Por Luiz Padilha

O STIR 1.2 EO MK2 da Thales é um radar de direção de tiro com um sistema Eletro-Óptico (EO) acoplado para rastreamento e iluminação de alvos a médio e longo alcance. Fabricado para controlar sistemas de mísseis de defesa de ponto como o Sea Sparrow, ESSM e Standard Missiles (SM1 e SM2), ele tem como aplicação secundária, o controle direto de canhões de vários calibres.

As fragatas da classe Tamandaré estarão equipadas com esta tecnologia da Thales que conta com recursos opcionais de rastreamento de TV/IR, o que lhe confere alta precisão, excelente desempenho em ambientes litorâneos exigentes. Seu radar de banda dupla e um conjunto EO completo fornecem excelente desempenho de Electronic counter-countermeasures (ECCM), através de novas tecnologias, incluindo transmissores de estado sólido.

As capacidades do ECCM são aprimoradas pelo uso simultâneo exclusivo de radares de banda dupla I/K. O excelente desempenho do ECCM é obtido pela seleção automática de sensores por dimensão, fora o fato que os bloqueadores de banda K são raros.

O STIR 1.2 EO Mk2 é o primeiro radar diretor de tiro com transmissores de estado sólido que fornecem alta confiabilidade e degradação suave em caso de falha. A aplicação de tecnologia de processamento moderna levou a um design compacto, aumentando ainda mais a confiabilidade. Essa ênfase em alta confiabilidade resulta em baixos custos de ciclo de vida.

Outra característica muito importante é que em operação, caso ocorra alguma falha, por um mecanismo plug-and-play o operador pode realizar uma substituição rápida e precisa dos sensores EO, evitando a necessidade de seu realinhamento.

Com mais de 40 sistemas STIR 1.2 EO Mk2 vendidos e operacionais e 12 Marinhas satisfeitas, entre as quais 6 da OTAN, o STIR agora equipará também as fragatas da Marinha do Brasil, que agora fará parte deste seleto grupo de operadores de radares de direção de tiro da Thales.

Características

Sair da versão mobile