Na Europort deste ano em Rotterdam, o Damen Shipyards Group revelou a mais recente adição ao seu extenso portfólio, o RHIB 1050.
Este RHIB representa a próxima geração em barcos infláveis com casco rígido. Um barco multi-missão com 10,5 x 3,35 metros que pode servir como uma plataforma independente ou como suporte para um navio de patrulha maior, o RHIB 1050 apresenta um design que não deixa pedra sobre pedra. O resultado final é um pacote robusto para segurança, conforto e desempenho excepcional.
O RHIB 1050 foi desenvolvido no Damen Shipyards Hardinxveld, que tem fornecido vários exemplares para a Marinha Real da Holanda ao longo dos anos. O gerente de projeto no estaleiro, Roel Foolen, está feliz com um trabalho bem feito: “Este não é o seu RHIB habitual”, afirma. “Para começar, ele é aprovado pelo Lloyds. O casco é feito de vidro epoxi reforçada ao contrário de poliéster e fornecida com célula fechada e o núcleo de espuma “.
Uso de epóxi para o casco vai ser produzidos no estaleiro especialista do grupo em Antalya, Turquia. O RHIB será produzido em série com um casco padrão, aberto a, requisitos flexíveis especificado pelo cliente armamento.
“Além disso, nós também somos capazes de oferecer treinamento em seu uso”, continua o Sr. Foolen. “Damen tem muitos anos de experiência na construção de barcos para as marinhas e outros organismos de defesa e segurança”, explica ele.
A ergonomia é um tema forte durante definição de design. Damen desenvolveu o layout usando um console de mock-up, constantemente aprimorando o posicionamento dos instrumentos, assentos e controles até que estivesse completamente satisfeito com os níveis de conforto. Consequentemente, o volante e o acelerador estão perfeitamente alinhados com o assento, alças e acessórios estão localizados estrategicamente em todo o RHIB.
“Nós teve como objetivo cobrir cada detalhe, por exemplo, incluindo medidas para facilitar a saída rápida do RHIB em operações de embarque aproveitando cada pedacinho de espaço disponível”
Este planeamento focado também provocou um recipiente que é notavelmente fácil de manter. Os 2 tanques de combustível de 350 litros estão localizados abaixo das 10 assentos. Os assentos estão equipados com um portal dedicado assim, no caso de exigir a remoção dos tanques, o assento é simplesmente levantado.
Da mesma forma, toda a unidade de console é articulada na traseira de modo que ele pode ser muito facilmente deslocado claro quando o acesso é necessário para os 2 motores Volvo Penta de 370 hp. O mastro é também articulado de modo que pode ser rapidamente dobrada para a altura de transporte.
“Além de fácil manutenção, o RHIB 1050 também é de baixa manutenção”, afirma o Sr. Foolen. “Nós usamos materiais de alta qualidade e tomamos todas as medidas para garantir que os componentes estejam protegidos. O console de instrumentos está localizado atrás de uma aquecida, janela à prova d’água, por exemplo. E todos os componentes elétricos estão alojados em um compartimento dedicado, aquecidos e ventilados dentro da área de armazenamento seca.
Claro que o desempenho também é de importância fundamental. Aqui também, a RHIB 1050 não deixa barato. “Durante os testes de mar, a manipulação, a manobrabilidade e equilíbrio provaram ser excelentes. É muito seguro também, muito indulgente e perfeito em água dura. Ela é rápida demais, capaz de navegar a velocidades superiores a 50 nós “.
Damen está construindo uma segunda RHIB 1050, que contará com 2 x 400 hp motores de popa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: DAMEN