Foi lançada ontem, na Câmara, a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Segundo o coordenador do grupo, deputado Carlos Zarattini, o objetivo é conseguir apoio para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa, criada em 2008. Esse documento reforça a necessidade de modernizar as Forças Armadas e afirma que a defesa é inseparável do desenvolvimento.
Entre outros pontos, a estratégia determina prioridade à região amazônica, aumenta a presença das Forças Armadas nas fronteiras e prepara Exército, Aeronáutica e Marinha para desempenharem operações de paz. Zarattini ressaltou que a frente terá papel relevante na garantia de recursos para a implementação dessas medidas, ainda mais em um ano marcado por ajuste fiscal.
Projetos – O parlamentar citou os principais projetos a serem desenvolvidos em cada uma das Forças Armadas. “Em relação à defesa do espaço aéreo, as prioridades são o KC-390, um avião cargueiro sob responsabilidade da Embraer, e a construção dos caças em que fizemos parceria com a Suécia”, informou. Na área naval, o destaque, de acordo com Zarattini, é o submarino de propulsão nuclear, que já está em processo de construção. E, quanto ao Exército, a ocupação das fronteiras na região amazônica é a necessidade mais urgente.
Por sua vez, Jaques Wagner disse que uma das prioridades do Ministério da Defesa é a aprovação de uma emenda à MP 674/15 que garante mais recursos para o setor.
A frente é formada por 210 deputados e seis senadores.
FONTE: Jornal da Câmara