A IACIT acompanhou no último dia 26, no sítio do Farol do Albardão (RS), onde fica o sistema OTH 0100, o primeiro Radar Além do Horizonte da América do Sul, a visita de uma comitiva da Marinha do Brasil.
Estiveram presentes o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante de Operações Navais; o Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, Comandante do 5º Distrito Naval; e do Contra-Almirante Marcelo Reis da Silva, do Comando de Operações Navais.
A equipe da MB foi recebida pelo coordenador de Novos Negócios da IACIT, Jonas Xavier, que fez uma apresentação institucional da empresa, falou sobre o Radar OTH 0100 e conduziu a equipe em uma visita guiada.
Na oportunidade, o técnico da IACIT, Guilherme Cassel, que atua no Farol do Albardão há mais de sete anos, foi condecorado com o Prêmio “Bode Alado”, pelo Serviço de Sinalização Náutica do Sul.
“Ao faroleiro por merecimento, que por mais tempo guarneceu este farol, oferecendo mão amiga e companheirismo a cada guarnição que por esses anos já passou pelo Albardão”, diz trecho da placa.
Para a IACIT foi uma honra receber a comitiva, num encontro que reforça a parceria da empresa com a Marinha do Brasil.
O OTH 0100 da IACIT é um dos poucos radares existentes em todo o mundo capaz de rastrear embarcações não cooperativas a uma distância de até 200 MN (Milhas Náuticas) da costa em tempo real.
NOTA DO EDITOR: Parabéns ao nosso amigo Guilherme Cassel pelo reconhecimento da MB.
Conheça mais sobre o OTH na visita que o DAN fez:
Radar IACIT OTH 0100: Monitorando nossas águas jurisdicionais além do horizonte