Cinco coisas que você não sabia sobre o míssil RBS15

O RBS15 Mk3 é conhecido nos círculos de defesa como referência em mísseis anti-navio no mundo. Transportando uma ogiva de 200 kg, ele pode ser lançado a partir de várias plataformas, incluindo caminhões, aviões e navios, permitindo o verdadeiro Fire and Forget, em qualquer condição meteorológicas.

Mas quão bem você sabe realmente sobre o RBS15? Os seguintes fatos podem surpreendê-lo.

Os foguetes do RBS15 geram impulso suficiente para levantar um elefante africano

O RBS15 tem dois foguetes propulsores montados na lateral cheios de propelentes sólidos que queimam durante três segundos quando ele é disparado. Estes produzem uma enorme quantidade de energia que é liberada de uma forma muito controlada. O impulso gerado, é suficiente para levantar cerca de oito toneladas para o ar, o suficiente para levantar facilmente o maior elefante africano.

O RBS15 acelera seis vezes mais rápido que um Ferrari

O míssil acelera de 0-100 km por hora em cerca de meio segundo, cerca de seis vezes mais rápido do que os 2,9 segundos que leva uma Ferrari 488 para fazer o mesmo. Você precisa de uma câmera de alta velocidade para ver exatamente o que está acontecendo, pois o lançamento é muito rápido a olho nu. Esta aceleração maciça serve a um propósito importante. Ele empurra o ar para a turbina para ligar o motor turbo jato, que, em seguida, assume e impulsiona o míssil.

O RBS15 pode viajar mais de 200 quilômetros antes de se envolver o inimigo

O míssil voa tão perto quanto possível da superfície do mar todo o caminho para o alvo. Na Saab nós chamamos isso de Sea Skimming e o RBS15 é normalmente voa a cinco metros acima das ondas. Uma vez que ele chega à área de alvo, ele irá procurar, encontrar e destruir o alvo designado. Mesmo o mais rápido dos navios não pode escapar do míssil.

O RBS15 MK3 é o resultado de 70 anos de desenvolvimento

Nossa experiência com mísseis anti-navio é, em parte, devido ao fato de fabrica-los há bastante tempo. Nós começamos os primeiros testes com mísseis anti-navio no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, em 1946, e a Suécia foi realmente o segundo país do mundo a operar mísseis anti-navio. O RBS15 é a mostra de nossa herança na área e nossa experiência com a produção de ambos os objetos voadores tripulados e não tripulados.

O RBS15 é possui uma precisão espantosa

Um dos subsistemas mais avançados do RBS15 são seus buscadores de alvo de radar ativo, que, ao contrário de mísseis infra-vermelhos, não são afetados por condições meteorológicas adversas, conferindo ao míssil, uma precisão surpreendente. Durante disparo de teste, um míssil RBS15 conseguiu acertar um pneu que foi posicionado em um alvo. O míssil realmente passou pelo centro do pneu à distância máxima. Ele mostra a precisão de pin-point que é possível sob as condições certas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: SAAB

Sair da versão mobile