A imagem que acaba de sair na internet chinesa, mostra que a construção do primeiro destroyer type 055 pode ter começado. O Type 055 é a próxima geração de destroyer projetado para o Exército Popular de Libertação da Marinha (PLAN ou Marinha chinesa).
De acordo com fontes chinesas, a foto foi tirada na semana passada no estaleiro Changxing Jiangnan (membro da CSSC – China State Shipbuilding Corporation), perto de Xangai. Ele mostra um sinal com menção de uma “cerimônia de graduação para a Construção do destroyer Type 055 nº 1”. Essas cerimônias são prática comum nos estaleiros navais chineses e a imagem deve ser autêntica, isto indicaria que a construção do primeiro typr 055 começou efetivamente, com a cerimônia do batimento da quilha do navio.
De acordo com a imprensa chinesa, o governo chinês fechou o contrato para a construção do primeiro navio da classe com o estaleiro Changxing Jiangnan, em agosto. De acordo com as mesmas fontes, o segundo navio será construído no estaleiro naval Dalian (membro Dalian Shipbuilding Industry Company of CSIC – China Shipbuilding Industry Corporation).
Construção de um Shore Integration Facility (SIF) do Type 055 começou no início de 2014, no Ship Design e Research Center (701 Institute) do CSIC, na Universidade de Wuhan Ciência e Tecnologia. Um modelo de porta-aviões da PLA Navy, foi construído no mesmo local em 2009. Com base em imagens do SIF feitas em setembro de 2014, a construção estava quase no fim. Isso pode indicar que o teste em terra já começou e, então, faz sentido crer que é início da construção da primeira unidade (provavelmente vai levar mais de um ano para o lançamento do primeiro casco na água).
As principais marinhas no mundo inteiro utilizam SIFs para testar novos sistemas e projetos antes de testá-los no mar (classes Arleigh Burke e Zumwalt nos EUA, FREMM na França e Type 45 no Reino Unido para citar alguns exemplos): Essas instalações economizam precioso tempo quando se trata de integração de sistemas a bordo, resultando em tempo significativamente menor para a campanha de testes no mar.
Sistemas de radares, ESM, ECM e de gestão de combate são testados nos SIFs. Eles também são utilizados para testar a compatibilidade electromagnética de cada sistema à bordo (certificando-se de que bloqueadores não interferem com outros sistemas, como por exemplo o CIWS). Se um problema é detectado, eles são usados para testar os ajustes de design até o fim. Os SIFs são muitas vezes utilizados para treinar os operadores de centro de informações de combate (CIC).
Com base nos modelos de sistemas instalados no Type 055 no SIF, parece que a nova classe de destroyer será equipada com:
»1x H/PJ-38 130 milímetros arma principal
»1x H/PJ-14 30 milímetros CIWS (para a frente)
»1x Tipo 710.SJ01-24 lançador com 24x HQ10 (ré, acima do hangar helicóptero)
Estes armamentos estão muito próximos ao encontrado nos destroyers Type 052D (classe Kunming/Luyang III), mas com uma melhor integração global e com um design mais elegante. Além disso, é importante notar que as quatro matrizes planas APAR, serão montadas de uma nova forma: Embora as quatro antenas estejam no mesmo nível do Type 052D, o Type 055 terá as duas antenas na parte traseira colocadas num nível mais elevado em comparação com os dois na frente, muito parecido com a classe Arleigh Burke. Este projeto provavelmente fornece melhor cobertura.
Usando imagens de satélite recentes do Google Earth, o Tipo 055 de Wuhan, mede perto de 130 metros de comprimento, com a maioria de seu arco e seu flight-deck não aparecendo. O resto é pura estimativa, pois o Type 055 pode acabar medindo cerca de 190 metros de comprimento e com cerca de 12.000 toneladas de deslocamento.
Com todo este tamanho, o Type 055 poderia ser equipado com pelo menos 64 células de VLS. Outros boatos mencionar um radar banda L (semelhante ao radar Smart-L encontrado no Horizon e no destroyer Type 45) para substituir o radar de busca aérea Tipo 517H, encontrado nos destroyers Type 052C e 052D da PLA Navy. Finalmente, embora estes dois destróieres (052C e D), estejam equipados com duas turbinas a gás, especula-se que o Type 055 será equipado com quatro (como na classe Arleigh Burke norte-americano), o que faz sentido, considerando o tamanho esperado do novo destroyer.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:Navyrecognition