Em 13 de novembro, durante uma entrevista a uma emissora de TV, o Contra-Almirante Yin Zhuo, disse que a China está desenvolvendo um grande navio de assalto anfíbio, semelhante aos novos LHA da US Navy.
É a primeira vez que a China assume publicamente o desenvolvimento de um navio de assalto anfíbio, atraindo as atenções da mídia.
Durante o programa, ao ser questionado se a marinha chinesa teria planos de utilizar os novos helicópteros WZ-10 e WZ-19 a bordo de seu novo porta-aviões, o CA Yin Zhuo respondeu: “O WZ-10 e WZ-19 serão embarcados no futuro navio de assalto anfíbio da China, uma nova geração de LHA que está sendo desenvolvido e deverá deslocar em torno de 40.000 toneladas, como os utilizados pela Marinha americana. Os seus helicópteros de transporte pesado serão escoltados por helicópteros armados, como o WZ-10 e WZ-19”.
Cogita-se que o projeto chinês seria para um navio com deslocamento de 48.000 toneladas e, se confirmado, este navio vai proporcionar capacidade a PLA Navy de projetar poder sobre a terra, enviando tropas para qualquer país da área do Pacífico Ocidental. Os analistas apontam que, se as relações sino-japonesas terminarem em um conflito militar, os chineses usariam esse tipo de navio de assalto anfíbio em Okinawa e nas quatro maiores ilhas do Japão.
NOTA do EDITOR: A concepção artística possui muita semelhança com o projeto francês da Classe Mistral.