Brasil e Turquia concordaram em reforçar a cooperação em defesa com a criação de cinco grupos de trabalho que irão reforçar e promover projetos de defesa bilaterais.
A criação dos grupos, que vão estudar parcerias navais, aeronáuticas, espacial, C2 e cibernética, foi anunciada em 22 de agosto, depois de reuniões entre o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, e o ministro da Defesa turco Ismet Yilmaz, em Ancara.
“Os grupos serão compostos por representantes civis e militares de ambos os governos, e também deve contar com a participação de fabricantes de produtos de defesa de ambos os países”, segundo uma declaração do Ministério da Defesa brasileiro.
O grupo de aeronáutica vai discutir oportunidades de parceria centradas na tecnologia de dupla utilização para aplicações civis e militares.
“Nesse campo, uma das possibilidades a serem estudadas é a montagem de helicópteros turcos no Brasil e de aeronaves brasileiras na Turquia”, disse o comunicado. Este pode envolver o helicóptero de ataque TAI/AgustaWestland ‘s T129 e potencialmente, o avião de transporte médio Embraer KC-390.
Oportunidades para cooperar em projetos de UAV também serão estudadas pelo grupo de aeronáutica. A Turquia já desenvolveu projetos de UAV com aviônicos desenvolvidos localmente, e o Brasil tem experiência com o desenvolvimento de UAVs.
Ambos os países esperam se beneficiar economicamente e estrategicamente do desenvolvimento de projetos conjuntos, considerando que eles têm níveis semelhantes de desenvolvimento, sem interesses conflitantes e estão empenhados para aumentar sua influência no cenário internacional.
“Nosso relacionamento já alcançou o status de parceria estratégica. A indústria de defesa turca realizou grandes projetos e estamos prontos para cooperar “, disse Yilmaz.
Reuniões técnicas inaugurais são esperadas para ocorrer no Brasil e na Turquia, antes do final do ano.
FONTE: ShephardMedia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval