Brasília, 18/05/2015 – Brasil e China vão aproveitar a visita do primeiro ministro chinês, Li Keqiang, para consolidar a cooperação no setor de defesa. Essa foi a tônica da reunião do ministro da Defesa, Jaques Wagner, com o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa da China, Xu Dazhe, nesta segunda-feira, em Brasília.
Durante a audiência, Xu Dazhe manifestou interesse em prosseguir a parceria da área espacial, com ênfase no sensoriamento remoto, telecomunicações e tecnologia da informação para a defesa e proteção da Amazônia. Esse assunto foi tratado no ano passado durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping.
O acordo que vem sendo preparado se dará no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Os termos do acordo na área de proteção da Amazônia foram avaliados durante reunião dos dois ministros na sede do Ministério da Defesa.
Caberá ao governo federal fechar os entendimentos para que essa parceria seja formalizada. Nesta terça-feira (19), a presidenta Dilma Rousseff receberá o primeiro ministro Li Keqiang, no Palácio do Planalto.
Censipam
Aproveitando a viagem ao Brasil, o ministro Xu Dazhe esteve na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília. Na quarta-feira, a comitiva estará em Manaus para visita ao escritório regional do Censipam.
Segundo o ministro Xu Dazhe, seu país tem interesse em expandir a cooperação em programas brasileiros de proteção aos recursos naturais, como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAz), além de dar continuidade à parceria espacial.
No encontro com o ministro Jaques Wagner, o colega chinês formalizou convite para uma visita à China no mês de setembro.
FONTE: MD