Ter um sistema de medidas contra mísseis é um pré-requisito para qualquer aeronave militar que queira derrotar ameaças iminentes. Pensando nisso, a Saab, líder na área de sistemas bélicos eletrônicos de autoproteção, lançou o BOH, um novo sistema de contramedidas para ser usado em aviões de asa fixa.
O BOH é uma solução que faz frente a ameaças nas frequências de rádio e infravermelhas e que lança contramedidas preventivas encobertas, emite avisos da aproximação de mísseis, dispara flares para a frente e possui dispensadores de coquetéis. Modular, pode assumir várias configurações e, dependendo da missão, pode ser instalado no lugar de um míssil. Assim, requer um mínimo de integração, sendo portanto, uma solução econômica para se acrescentar recursos de alerta de aproximação de míssil (MAW-Missile Approach Warning) e de emissão de engodos.
O projeto BOH prevê uma interface com qualquer lançador de míssil e suas propriedades de massa, centro de gravidade e aerodinâmica são semelhantes, respectivamente às dos mísseis AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. O BOH pode ser integrado nos links de dados do MILSTD-1553 ou do RS-485, visando sua adaptação a outros displays e meios de controle, e ainda pode utilizar tecnologia wireless para simplificar ainda mais o sistema. Todos os recursos incorporados no fator em forma de míssil visando uma perfeita integração com a aeronave.
O sistema de alerta de aproximação de míssil MAW, presente no BOH, fornece detecção rápida, precisa e rastreia dados de mísseis, e entre seus equipamentos estão os já comprovados emissores BOL e BOP, oriundos do sistema IDAS e da unidade de Controle Defensiva Aids.
“Os benefícios operacionais do BOH incluem os avançados recursos de disparo preventivo de flares para frente, complementados por sensores de alerta de aproximação de mísseis, montados na parte frontal. Os sensores de alerta de aproximação de mísseis podem ser usados automaticamente para disparar contramedidas”, explica Christer Zätterqvist, gerente de produto na área de sistemas Eletrônicos de Defesa da Saab.
Graças à sua simples integração, o BOH pode ser usado em rodízio por aviões e outros tipos de aeronaves.
O sistema BOL está em uso na Austrália, Canada, Reino Unido, EUA e na Suécia, nas aeronaves F/A-18, F-15, Tornado ADV, Harrier GR7, Gripen e EF-2000 Typhoon. Foi recentemente escolhido pela Força Aérea Finlandesa para seus aviões F/A-18, e foi anteriormente usado em serviço no F-14 Tomcat. Também é operacional no Saab 2000, como parte do sistema de auto-defesa.