Em 20 de dezembro do ano passado, o primeiro de dois aviões de treinamento militar T-X da Boeing/Saab, fez seu primeiro voo em St Louis, nos EUA. Recentemente, o chefe dos pilotos de testes da Saab, Richard Ljungberg voou o avião pela primeira vez.
A Força Aérea dos EUA (USAF) está a procura de um substituto para seu atual avião de treinamento, 0 T-38, e é esperado a escolha do seu substituto no final de 2017. A solução T-X, oferecido pela Boeing e Saab, é um avião totalmente novo, projetado especificamente para a missão de treinamento da USAF.
Richard Ljungberg, chefe dos pilotos de testes da Saab, é um dos quatro pilotos de testes que estão trabalhando para o mesmo objetivo, o de assegurar que o T-X alcance o desempenho necessário. Ele passou muitas horas no simulador do T-X, na Boeing em St Louis, ao longo dos últimos meses e, recentemente, teve a chance de pilotar a aeronave.
“É seguro em voo, fácil de entender e de manusear. Não é apenas uma aeronave, mas sim um completo sistema de treinamento com inúmeras opções embutidas. O piloto pode usar o T-X para fornecer treinamento para tudo, desde voo básico como para cenários táticos”, disse Ljungberg, que ressalta que é “incrivelmente emocionante” fazer parte deste processo. “Ele sempre me atraiu por me fazer tentar algo que ninguém fez antes. O inexplorado e o não experimentado, pode ser aterrorizante para os outros, mas para mim, ele é associado a algo emocionante. É um momento único poder ter este tipo de oportunidade”.
Richard Ljungberg tem 28 anos de experiência em voo, 18 deles como piloto de testes. Aos olhos de alguns, ele está vivendo o sonho de infância. “Eu não me arrependi da minha escolha de carreira nem por um único segundo. Para ser capaz de sentir as forças e a aceleração, subir e ver o chão descer, me sentir no controle da situação, é uma sensação fantástica. Este trabalho continua me dando novos desafios e novas sensações a cada dia”.
FONTE e FOTOS: Saab