Com a recente vitória do Super Tucano no LAS nada mais justo do que prestarmos uma homenagem ao nosso querido Tucano que foi objeto de muitas vitórias e uma das mais celebradas sem dúvida foi a seleção para se tornar a aeronave de treinamento da Força Aérea Inglesa RAF.
Esse marco da capacidade da Industria aeronáutica nacional ocorreu em Março de 1985 com a seleção do “Shorts” Tucano como vencedor da concorrência para equipar a Ala Aérea 1 da Escola de Treinamento de Vôo na RAF Linton em Ouse, substituindo o Jet Provost.
Produzidos pela Shorts em Belfast na Irlanda do Norte, o Tucano com ‘sotaque inglês’ difere do seu irmão Brasileiro pelo uso do motor Garrett PE331-12B de 1.100hp contra um P&W PT6A-25C de 750hp no Tucano ‘brasileiro” e outras diferenças, mas as mais significativas visualmente são a saída de gases do motor ‘para baixo’ e a hélice de 4 pás.
160 unidades saíram das linhas de produção na Shorts aonde, 131 foram para a RAF (1 danificado por um atentado do IRA na fábrica e nunca entregue), 13 para o Quênia – 12 entregues (1 se acidentou) e 16 para o Kuwait. Aonde os Tucanos do Kuwait e Quênia possuem 4 pontos para uso de armamento leve e os Tucanos da RAF não podem ser armados, embora em 2007 o parlamento inglês tenha debatido a idéia de armar os Tucanos e operá-los no Afeganistão em apoio as tropas inglesas. Essa idéia foi descartada pelos altos custos de conversão das aeronaves.
Recentemente o Tucano passou por um programa de reforço das asas e fuselagem para que continue servindo à RAF até o fim da década.
A excelência do projeto do Tucano fica bem clara por várias razões incluindo o fato de ser em torno de 70% mais barato de operar do que o Jet Provost, além do índice de acidentes ser extremamente baixos com somente 3 aeronaves perdidas em mais de 20 anos de operação contínua.
Na RAF Linton cada piloto voa 130 horas no Tucano antes de progredir para o Hawk T1 e o novo T2 na RAF Valley.
Com quase 30 anos de serviço, formando pilotos de Jatos Militares da RAF e da Marinha Inglesa em breve o Tucano dará lugar ao vencedor do Sistema de Treinamento de Vôo Militar do Reino Unido (UKMFTS).
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