Por Guilherme Wiltgen
Em 8 de março, o ministro da Defesa holandês, Jeanine Hennis-Plasschaert, batizou durante uma cerimônia no estaleiro Damen, em Vlissingen, o HNLMS Karel Doorman (A 833), o novo Joint Support Ship (JSS) da Real Marinha Holandesa, que possuindo um comprimento de 204,7 metros, se tornou o seu maior navio.
O novo JSS pode ser utilizado para prover as unidades no mar, para o transporte marítimo estratégico e para apoio logístico, atuando como uma base flutuante para apoio às operações terrestres. O mais novo navio poderá desempenhar essas funções em qualquer lugar do mundo e dentro do espectro da força. Possui uma plataforma de transporte, instalações médicas, instalações de carga e descarga e um convoo com dois “spot’s”, com capaciadde de operar com diferentes tipos de helicópteros.
O HNLMS Karel Doorman vai substituir dois navios, o HNLMS Zuiderkruis (descomissionado em 2012) e o HNLMS Amsterdam (a ser descomissionado este ano). O novo navio foi, em grande parte, construído no estaleiro Damen da Romênia, mas foi equipado em Vlissingen. Ele vai iniciar os ensaios de mar em maio.
Em seu memorando “no interesse da Holanda”, o ministro anunciou em setembro passado que, uma vez que havia sido equipado, ele seria vendido. Esta medida de corte de custos foi cancelada um mês depois, o que significa que o navio vai, de fato, entrar em serviço na marinha holandesa. Hennis-Plasschaert está procurando se há interesse internacional no uso compartilhado do navio, por exemplo, no âmbito da OTAN ou da União Europeia.