O contrato do tipo Foreign Military Sales (FMS) prevê que a BAE Systems vai reformar e atualizar 32 obuseiros, de acordo com as especificações do Exército Brasileiro, além de garantir o fornecimento de peças de reposição e treinamento, bem como apoio para tiro de recebimento e suporte de serviço de campo após as entregas.
O M109A5 proporciona aumento da capacidade pela digitalização da sequência de fogo. A atualização prevê a adição de um sistema de posicionamento e navegação, com um display específico para o comandante da missão, de novos rádios digitais, de um sistema de controle de armas, e uma trava automática do tubo operada remotamente, capaz de melhorar o tempo de resposta entre o recebimento de missão e o disparo em mais de 80% sobre as variantes anteriores.
“Este contrato é um exemplo da forte relação desenvolvida entre a BAE Systems e o Exército Brasileiro ao longo de muitos anos de estreita cooperação com os militares brasileiros”, disse Dean Medland, vice-presidente de negócios do Programa de Veículos de Combate da BAE Systems.
“A BAE Systems vem trabalhando com o Exército Brasileiro em suas instalações do Parque 5, em Curitiba, nos últimos quatro anos na atualização de seus veículos M113B para M113A2 Mk1”, explicou Marco Caffe, gerente geral da empresa no Brasil. “Já entregamos mais de 150 veículos atualizados e agora trabalhando na segunda rodada para atualizar mais 236 veículos adicionais”, completou.
“Estamos ansiosos para continuar a apoiar os objetivos brasileiros no que diz respeito à transferência de tecnologia, participação e o desenvolvimento da indústria local, bem como a adaptação de soluções para as necessidades brasileiras”, finalizou Dean.
Os trabalhos de atualização dos obuseiros M109A5 serão realizados nas instalações da BAE Systems em Anniston, Alabama; e York, Pensilvânia, a partir de outubro. As entregas dos veículos, assim como o treinamento e suporte no Brasil, estão previstas para até o final de 2018.
FONTE: G&A Comunicação Empresarial