A BAE Systems Hägglunds entregou para o Exército holandês, o primeiro Main Batlle Tank CV90 modernizado, em Örnsköldsvik, Suécia.
A BAES Hägglunds irá iniciar em 2023 o Midlife Update (MLU) em 122 MBT CV90 holandeses, com a opção de 19 veículos adicionais. O contrato de US$ 500 milhões concedido pela Organização de Material de Defesa Holandesa (DMO) aos sistemas BAE no ano passado e a produção em série dos veículos está programada ser concluída até o final de 2026. O CV90 modernizado está equipado com um sistema de proteção ativo para oferecer mais poder de fogo e proteção para a infantaria contra o inimigo mísseis anti-tanque.
A versão atualizada apresenta uma nova torre e um canhão realocado, dando aos operadores e à equipe mais espaço para se mover. Os sistemas de TI do veículo também estão sendo atualizados para maior eficiência de combate. As atualizações MLU buscam melhorar as capacidades do veículo de infantaria e mantê-lo operacionalmente relevante até o final de sua vida em 2039.
Após o lançamento da primeira versão, o CV90 atualizado passará por vários testes para validar sua prontidão. Um futuro membro da tripulação do veículo disse: “É definitivamente uma grande melhoria em relação ao atual CV90. Mais fácil de usar e isso nos dá mais proteção. “Há mais espaço dentro, e as câmeras nos permitem fazer nosso trabalho em mais condições climáticas. Estou ansioso para trabalhar com este novo material.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: BAE Systems Hägglunds-Army Technology