Philip Dunne MP, Ministro do Equipamento de Defesa, Apoio e Tecnologia, aproveitou o evento no local da BAE Systems em Barrow-in-Furness para anunciar o primeiro e o segundo submarino da classe Astute já foram oficialmente entregues à Royal Navy. Sr. Dunne juntou convidados da BAE Systems, Royal Navy, do Ministério da Defesa e da comunidade local para uma cerimônia no berço da construção de submarinos nucleares no Reino Unido, onde ele bateu oficialmente a quilha para o HMS Agamemnon.
Ele disse: “A quilha, do sexto submarino, HMS Agamemnon, e a entrega do HMS Astute e HMS Ambush à Royal Navy são grandes marcos refletindo um progresso significativo no programa.”
A cerimônia marca o início da transição de preparação e fabricação de construção do Agamemnon, disse John Hudson, Diretor Geral da BAE Systems Maritime – Submarines.
“Este é um marco muito importante para o programa e como marcamos o primeiro passo na construção de um submarino, também reconhecemos a importância do HMS Astute e HMS Ambush ser entregue para a Marinha Real.
“Estes submarinos são altamente eficazes, projetados e construídos para fornecer à Royal Navy, uma capacidade submarina inigualável. O Agamenon ainda tem um caminho a percorrer antes de se unir aos HMS Astute e HMS Ambush, e um dia fazer parte de uma classe formidável de submarinos.
“Para chegar a esta fase eu gostaria de prestar uma homenagem à engenharia altamente especializada e fabricação da base de competências que temos na BAE Systems, e em toda a nossa cadeia de fornecedores”.
Sr. Dunne também usou a cerimônia de batimento de quilha para anunciar o assinatura de um contrato entre o Ministério da Defesa e da BAE Systems.
Os oito anos de Fundação contrato sustenta um acordo existente entre o Ministério da Defesa e da indústria, conhecido como o Programa de Enterprise Performance Submarine (SEPP). O objetivo da SEPP é melhorar o desempenho, reduzir custos e desenvolver uma empresa submarino sustentável, proporcionando economia globais do programa de R $ 900 milhões, dos quais alvo BAE Systems é de £ 386m.
Fonte: BAE Systems