Por John Vandiver
O Exército recebeu esta semana, o primeiro lote do AMPV da BAE Systems, novo veículo blindado multifuncional, marcando um passo em direção à substituição dos M113 da época da Guerra do Vietnã, que dá às tropas menos proteção do que os sistemas desenvolvidos mais recentemente.
O AMPV, um veículo blindado multiuso virá em múltiplas variantes para realizar missões que vão desde comando e controle a evacuações médicas e suporte de transporte de morteiros, disse a BAE Systems em um comunicado terça-feira.
“A finalização do primeiro AMPV para entrega é um marco importante para o programa e o Exército dos EUA”, disse Bill Sheehy, diretor do programa da BAE Systems para o veículo.
Conseguir o novo AMPV tem sido uma das principais prioridades de modernização do Exército, que deverá enviar pelo menos alguns dos novos veículos para unidades na Europa.
O primeiro veículo entregue foi uma variante de comando de missão que vai melhorar a capacidade de comunicação de uma unidade blindada enquanto está em movimento, disse a BAE Systems. A versão para tratamento médico e evacuação deve servir como uma “sala de operação nos trilhos” para soldados com ferimentos fatais, disse a empresa.
“O AMPV demonstrou excelente capacidade de sobrevivência e proteção de força, bem como flexibilidade e crescimento para o futuro”, disse Jeremy Tondreault, vice-presidente da BAE Systems.
A empresa disse que acabará entregando mais de 450 veículos em conexão com seu contrato de 2018 com o exército americano.
Com a chegada dos novos AMPV, o Exército eliminará o transporte de pessoal pelo blindado M113, que já foi substituído pelo Veículo de Combate Bradley para unidades da linha de frente. Diga-se de passagem, o novo AMPV faz parte da família Bradley, com muitos componentes intercambiáveis.
Mesmo assim, o M113 continuou a desempenhar um papel de apoio às unidades e tropas. Ele foi projetado com um casco de alumínio para torná-lo mais leve para o transporte, ao mesmo tempo que protege as tropas contra o fogo de armas pequenas. Mas suas vulnerabilidades às bombas nas estradas durante a guerra do Iraque forçaram os militares a procurar alternativas na época, como o veículo protegido por emboscada resistente a minas, ou MRAP.
O AMPV completou quase duas dúzias de testes e atendeu ou excedeu os requisitos do Exército, disse a BAE Systems.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes