O Patrulheiro Marítimo OPV 83 Marinero Fuentealba, continuação do Projeto IV Danúbio lançado em 2005, que uma vez concluído vai significar em operar um OPV em cada área. Hoje a Marinha do Chile opera o OPV-81 Piloto Pardo, em Talcahuano, e o OPV-82 Comandante Toro, cobrindo Iquique, nas zonas navais I e IV. Estes foram entregues em 13 de Junho de 2008 e 30 de julho de 2009, respectivamente.
O navio permanecerá no estaleiro até o final do ano para concluir as instalações de seus equipamentos, para depois ser entregue à Armada do Chile.
Este navio de patrulha oceânica tem caracteísticas semelhantes às das outras duas unidades construídas, o OPV-81 Piloto Pardo e o OPV-82 comandante Toro. No entanto, teve melhorada a sua capacidade para tarefas de Polícia Marítima e o casco reforçado para a navegação em tempo frio, já que será destinado à Terceira Zona Naval, com porto base em Punta Arenas, sendo esta a principal diferença com os outros dois navios, sendo por isso classificado como “Winter Class”.
O OPV 83 Marinero Fuentealba, terá, entre os seus papeis principais, a patrulha, vigilância e o controle marítimo de águas jurisdicionais, busca e salvamento marítimo, apoio à manutenção de ajuda à navegação, apoio logístico para áreas remotas, polícia e transporte marítimo auxiliar.
A unidade tem um comprimento total de 80,6 metros, boca de 13 metros, deslocamento de 1.771 toneladas com carga completa, acomodações para 62 pessoas, velocidade máxima de 20 nós com dois motores Wärtsilä diesel, com uma planta de eletricidade composta por três geradores a diesel, um deles, de emergência. Seu alcance é de 30 dias de navegação e uma autonomia de 8.000 milhas náuticas a 12 nós.
FONTE: Defensa