Por Luiz Padilha
FCT – Fragatas Classe Tamandaré
O Programa Fragata Classe Tamandaré (FCT) está caminhando dentro do cronograma como pôde ser visto recentemente na cerimônia de batimento de quilha do navio no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), na cidade de Itajaí-SC.
Dentre muitos equipamentos no “estado da arte” que o navio receberá, podemos mencionar o Sistema de Navegação Integrada, SYNAPSIS NAVAL da Anschütz, e seus respectivos sensores que são chamados de equipamentos satélites do sistema SYNAPSIS.
O SYNAPSIS é um software que executa a interconexão dos equipamentos que formam o Sistema de Navegação Integrada. A grande vantagem do sistema é que através dos Small Computer Marines (SM), eles rodam funcionalidades distintas através do SYNAPSIS, com a vantagem de serem computadores COTS (Commercial “Off-The-Shelf”) ou seja, livres de licença de exportação, formando uma base comum intercambiável para qualquer outro sistema, o que facilita encontrar peças de reposição. As informações do Radar ou do WECDIS, podem ser visualizadas em qualquer display, pois os consoles são intercambiáveis, bastando trocar a janela e continuar recebendo os dados.
Todo o sistema roda através de um cabeamento de rede com no mínimo dois switches, podendo ser até quatro dependendo do requisito do cliente. É nessa rede que trafegam os dados de cada unidade com sua tela onde ocorre a interface homem/máquina. Os radares tanto o de Banda X quanto o de Banda S já possuem um cabeamento prévio de rede que são ligados nos swicthes diretamente, também com redundância, e os dados são gerenciados pelo Nautoplex que monitora a disponibilidade dos dados recebidos.
A grande vantagem do SYNAPSIS é a redução da quantidade de cabos no navio, o aumento da qualidade da instalação, a redundância do sistema, a qualidade no tráfego de dados e na manutenção do sistema durante o ciclo de vida do navio.
A Anschütz do Brasil irá prover toda a assistência necessária ao Programa FCT, através de equipamentos e técnicos especializados durante todo o ciclo de vida dos navios.
Uma das facilidades na manutenção é a possibilidade de interconexão dos sistemas na base de rede, onde dentro do software do SYNAPSIS existe o CCRS (Consistent Common Reference System), do qual o sistema avalia quais equipamentos estão apresentando algum desvio e assim sugerindo ao operador a troca para outra unidade operacional e assim solicitar uma avaliação técnica para manutenção ou troca, trazendo confiabilidade e segurança a navegação.
Navio de Patrulha 500t e Navio de Patrulha Oceânico
Atualmente a Anschütz já está construindo uma versão do SYNAPSIS para esses tipos de embarcações. A empresa atualmente possui um Benchmarking com o estaleiro CMN na França, para um Sistema de Ponte Integrada em tamanho reduzido. O número de consoles evidentemente é menor, uma estação de trabalho com três consoles com telas intercambiáveis, com as mesmas qualidades utilizadas em navios maiores.
A Anschütz também equipará esses navios com o SYNTACS NX, que é software modular para comando e controle (C2), consciência situacional, vigilância de área, busca e salvamento e outras missões. O SYNTACS NX capacita a tripulação em vigilância e operações táticas, oferecendo consciência situacional significativamente aprimorada e até recursos de autodefesa no passadiço. Ele também pode integrar subsistemas e componentes individuais, como armas independentes, sensores eletro-ópticos, rastreadores de alvos pequenos, links de dados, radares 2D, ESMs e sonares.
Radares Anschütz nas Fragatas Tamandaré
As fragatas Classe Tamandaré estarão equipadas com o radar de navegação NautoScan NX. Esse radar possui uma nova geração de transceptor colocando-o como um dos radares de navegação mais sensíveis. Através de sua tecnologia anti-clutter avançada e funções inteligentes para detecção e exibição de alvos, o NautoScan NX oferece um desempenho confiável mesmo sob condições climáticas adversas, através de suas com antenas que podem ter tamanhos de 6 pés, 8 pés ou 12 pés.
Os novos transceptores distribuem o vídeo em RAW do radar via ethernet para um número ilimitado de estações de trabalho no passadiço (dependendo da configuração da rede). O NautoScan NX é um componente essencial da nova geração do Synapsis, com manutenção rápida e fácil reduzindo o custo para o operador.
Um ponto interessante é a possibilidade de se ter o Sistema de Navegação Integrada SYNAPSIS e o radar NautoScan NX, nos futuros navios da Marinha do Brasil, onde a comunalidade do sistema com a padronização dos equipamentos, tornará muito mais fácil manter o ciclo de vida dos navios.
A Anschütz possui um novo produto, o Naval Radar NX
O Naval Radar NX é um produto recente da Anschütz que junto com o NautoScan NX está preparado para equipar navios que necessitam de busca de superfície, tais como, os futuros navios de Patrulha e Patrulha Oceânico que a Marinha do Brasil pretende construir. O Naval Radar NX é um software que em conjunto com o radar da Terma Scanter, fornece ao navio a capacidade de Busca Combinada, permitindo uma vigilância aérea com detecção eficaz capacitando o operador a realizar qualquer tarefa relacionada ao radar, desde navegação até missões SAR, aproximação de helicópteros, policiamento ou vigilância em uma única interface de usuário intuitiva. A abordagem modular permite atualizações de funcionalidade por meio de software, conforme necessário para uma missão específica.
O Naval Radar NX por ser confiável, entrega ao operador um melhor desempenho em operação com clima severo, detecção de alvos pequenos e na orientação das operações aéreas com helicóptero, e uma exclusiva supressão automática de interferência para uma exibição de alvo clara incomparável sob qualquer condição (tecnologia CFAR).
Os futuros Navios de Patrulha 500t e os Navios de Patrulha Oceânico da Marinha, uma vez se equipados com o radar NautoScan NX utilizando o sistema SYNAPSIS, possuirão uma vantagem caso a Marinha deseje instalar neles o sistema Naval Radar NX, dando aos mesmos a capacidade de ter uma cobertura aérea e de superfície com um quadro tático trocando apenas a antena e o transceptor, sem a necessidade de mexer nos consoles.
Como podemos verificar, as vantagens são grandes e nos levam a ver a importância da padronização no Ciclo de Vida do material nos navios, uma vez que o operador (tripulante) capacitado em um navio, poderá operar com facilidade em outro, pois os consoles serão os mesmos com a mesma funcionalidade, independente de qual navio ele esteja embarcado, seja uma Fragata, um Navio de Patrulha Oceânico (OPV) ou um Navio de Patrulha de 500t.
Anschütz na vanguarda da tecnologia
A Anchütz produz e entrega aos seus clientes, produtos na vanguarda da tecnologia com padrão de excelência internacional, como por exemplo o Sistema de Ponte Integrada está instalado em navios das Marinhas do Reino Unido (Destróier T-45), da Alemanha (Corveta K-130) e na Armada do México (Fragata POLA).
A escalabilidade do Sistema de Ponte Integrada é um dos seus pontos fortes, onde o mesmo pode ser instalado desde um Napa de 500t até Escoltas, com a fundamental redução de custos e de mão de obra.
Programa NApAnt (Navio de Apoio Antártico)
A Anschütz do Brasil estabeleceu um canal de comunicação com a POLAR 1 Construção Naval SPE Ltda, para participar do programa, enviando a oferta do Sistema de Ponte Integrada no futuro NApAnt.
Anschütz do Brasil
A Anschütz decidiu estabelecer no Brasil em 2012 a Anschütz do Brasil, uma empresa para fornecer total apoio à Marinha, porque acredita no potencial dos programas em andamento e nos que virão, algo que poucas empresas até hoje fizeram. Com a Marinha do Brasil estabelecendo novas plataformas focando principalmente no ciclo de vida das mesmas, a empresa entende que a padronização dos equipamentos é importante para se atender aos objetivos dos programas.
Com relação a Transferência de Tecnologia (ToT), a empresa possui um departamento específico para analisar como realizar o off-set e verificar a possibilidade de se implantar no Brasil parceiros para produção de componentes dos sistemas da Anschütz.
Evidentemente que há a necessidade de escala de produção de navios na Marinha do Brasil para que essa implantação seja viável.
América do Sul
A Anschütz do Brasil não atua apenas no mercado militar brasileiro, pois a empresa é responsável pela América do Sul e México. Destaque para a Armada da Colômbia com seu programa de construção em andamento para quatro Fragatas SIGMA, dois Navios de Patrulha Oceânico e dois Navios de Apoio Logístico que serão construídos pelo estaleiro COTECMAR, onde já forneceram seus sensores e demais equipamentos de governo.
Os submarinos colombianos IKL-206 e 209 necessitam de modernização e a Anschütz do Brasil está oferecendo um sistema wireless de monitoramento de baterias e a modernização do sistema de governo dos submarinos. Durante a Colombiamar a empresa ofertou essas soluções para a Armada da Colômbia.
No Chile a empresa já efetuou manutenção dos sensores nos navios da Armada do Chile, e tem atenção especial para a possibilidade de implantar seu CMS (Combat Sistem Management) SYNTACS nas Fragatas. Dentro do programa Escotillón, está prevista a construção de quatro Navios de Desembarque Anfíbio que serão construídos pelo estaleiro ASMAR.
Na Marinha do Perú a empresa trabalha oferecendo seus produtos tanto na modernização do sistema de governo dos quatro submarinos IKL-209, quanto na modernização das fragatas classe Lupo e na construção de quatro novas Fragatas Multifunção.
Na Armada Argentina os Destructores Meko 360 e as Corveta Meko 140 estão completamente desatualizados, necessitando de uma ampla modernização.
No Equador a empresa já forneceu suporte nos submarinos IKL-209 e no México foram fornecidas plataformas inerciais e radares para a classe Oaxaca.