A segurança nacional e a proteção do espaço aéreo são prioridades fundamentais para qualquer nação. Em um mundo cada vez mais interconectado e avançado tecnologicamente, a ameaça de incursões aéreas não autorizadas e ataques de forças externas é uma preocupação constante para os países. Sistemas de radar são essenciais para a detecção precoce e defesa contra tais ameaças, atuando como os olhos do espaço aéreo que nunca piscam. Esses sistemas permitem a identificação e acompanhamento de alvos aéreos, o que é crucial para a soberania e defesa de qualquer país. Neste contexto, a notícia de que a Alemanha intensificou seu apoio à Ucrânia com tecnologia de radar de ponta reflete não apenas um compromisso com a segurança de uma nação soberana, mas também a importância de manter uma vantagem tecnológica na defesa aérea.
Num gesto que destaca a solidariedade e o apoio contínuo em tempos de crise, o governo alemão entregou dois radares adicionais de vigilância aérea TRML-4D às Forças Armadas da Ucrânia, fabricados pela HENSOLDT, especialista alemã em sensores. Este envio junta-se aos seis radares deste tipo que já haviam sido fornecidos anteriormente, com a promessa de Berlim de transferir mais dois radares no futuro.
O TRML-4D, produto da tecnologia alemã, não só atua como sensor principal do sistema de defesa aérea IRIS-T SLM, do qual já foram entregues três sistemas à Ucrânia e se espera a entrega de outro em breve, mas também opera independentemente como uma estação de radar. Essa versatilidade torna-o uma peça chave no complexo de reconhecimento de vanguarda e nos sistemas de alerta precoce ucranianos, capaz de detectar alvos aéreos num alcance de até 250 quilômetros.
Incorporado à família de radares em banda C (banda G da OTAN) da HENSOLDT, o TRML-4D é uma unidade móvel controlada à distância, que já provou sua capacidade em campo. Como sistema de sensores definido por software, garante viabilidade futura e flexibilidade operacional, adaptando-se às exigências em constante mudança do teatro de operações aéreas.
A HENSOLDT salienta que o TRML-4D, com sua avançada tecnologia de sensores AESA (Active Electronically Scanned Array) baseada em Nitreto de Gálio, está desenhado para a detecção e atribuição de armas desde distâncias próximas ou longas. É capaz de detectar, seguir e classificar vários tipos de alvos aéreos, especialmente mísseis de cruzeiro pequenos, rápidos e manobráveis, aeronaves e helicópteros.
A provisão destes sistemas de radar da Alemanha à Ucrânia não só reflete um compromisso contínuo com a defesa e soberania ucranianas mas também ressalta a importância de uma colaboração internacional para a manutenção da paz e segurança. Com estes desenvolvimentos, a Ucrânia fortalece sua capacidade de defesa aérea ante desafios presentes e futuros, assegurando maior proteção para sua população e seu território.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE E FOTOS: HENSOLDT