Alemanha assinou contrato para avançado sistema de defesa aérea de curto e muito curto alcance

A agência de compras militares da Alemanha, o Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Apoio em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), assinou hoje um contrato de desenvolvimento com o Consórcio de Sistemas de Defesa Aérea de Curto e Muito Curto Alcance (ARGE NNbS) para o programa “Defesa Aérea Sistema, Curto e Muito Curto Alcance”, ou LVS NNbS.

Criada em 2021, a ARGE NNbS tem três empresas membros: Rheinmetall Electronics GmbH de Bremen, Diehl Defense GmbH & Co. KG de Überlingen e Hensoldt Sensors GmbH de Taufkirchen. O contrato vale cerca de 1,2 mil milhões de euros (incluindo IVA), sendo a Rheinmetall responsável por 607 milhões de euros, a Diehl por 339 milhões de euros e a Hensoldt por 284 milhões de euros, refletindo as respetivas partilhas de trabalho.  

Garantindo que a Alemanha esteja à altura do seu papel como nação líder da OTAN na defesa aérea terrestre e na Iniciativa Europeia Sky Shield, a introdução do LVS NNbS é um passo decisivo, preenchendo uma das lacunas significativas de capacidade da Bundeswehr.  

O objetivo principal do projeto de desenvolvimento do LVS NNbS é otimizar a defesa aérea de médio alcance, bem como desenvolver capacidades de defesa aérea de alta mobilidade para proteger as forças de manobra contra ameaças aéreas – mesmo quando em movimento.

Sistema ARGE NNbS

Os principais objetivos incluem alcançar a rede necessária de componentes individuais; integração do míssil guiado IRIS T-SLM de médio alcance; garantir a interoperabilidade; e estender a zona de interceptação para incluir ameaças de curto alcance.

A rede permitirá a conexão com as unidades de bombeiros IRIS T-SLM atualmente em aquisição, bem como com o sistema móvel de defesa aérea terrestre Skyranger 30, a ser adquirido no futuro. 

O projeto está nas mãos da indústria de defesa alemã e a ARGE NNbS é o parceiro contratual do governo alemão.

Ao agrupar capacidades essenciais complementares – incluindo as de outros empreiteiros de defesa alemães – a ARGE NNbS reúne o conhecimento, as capacidades e a experiência fundamentais necessários para satisfazer os requisitos. No processo, as tecnologias-chave permanecerão na Alemanha, onde serão preservadas e aperfeiçoadas.

A Rheinmetall e suas divisões de Soluções Eletrônicas e Soluções para Veículos trazem conhecimento tecnológico e longa experiência no desenvolvimento e entrega de sistemas de defesa, especialmente em veículos de combate, comunicações e integração de sistemas.

A Diehl Defense é especializada no desenvolvimento e fabricação de mísseis guiados. Graças às suas soluções avançadas de sistemas para defesa aérea terrestre, está estabelecida no mercado internacional.

Fornecedora de tecnologias nacionais importantes, a Hensoldt traz para o grupo de trabalho sua experiência e produtos testados e comprovados, como sistemas de radar. Esses produtos apresentam pontos em comum abrangentes baseados, em parte, em conceitos de família de produtos, principalmente em vigilância, classificação e identificação do espaço aéreo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile