A Airbus, líder mundial na fabricação de aviões comerciais, vai substituir o suporte de alumínio contido na porta das aeronaves modelo A350-900 XWB por componentes de polímero reforçados com fibra de carbono. O suporte, agora fabricado com VICTREX® PEEK 90HMF40, está sendo produzido em série para uso comercial.
O termoplástico de alta performance tem resistência à umidade que se acumula nas portas da aeronave, diferentemente do alumínio, mais propenso à corrosão. O metal tem ainda a desvantagem de precisar de revestimento de superfície especial para evitar deteriorações.
A troca do suporte tem também o benefício de reduzir em até 40% o peso e custo do componente sem comprometer a segurança dos passageiros. A peça de PEEK torna ainda a perfuração mais facilitada na hora da montagem da aeronave, além de o uso de brocas de plástico com fibra de carbono reforçada otimizada (CFRP) melhorar a qualidade dos furos em comparação ao metal.
Christian Wolf, chefe de Pesquisa e Tecnologia de Portas de Aeronaves da Airbus, explica o funcionamento e importância do componente PEEK: “Em termos de carga padrão, ou seja, da pressão da cabine interna, este tipo de fixação do suporte reduz a deformação na superfície exterior da porta, mantendo assim a qualidade aerodinâmica do avião”.
Para Uwe Marburger, gerente de Desenvolvimento de Negócios Aeroespaciais da Victrex, a experiência adquirida com a utilização de PEEK reforçado com fibra de carbono pode ser transferida para outros componentes e áreas de aplicação em breve. “O 90HMF40 é um termoplástico especial de alta performance que também é adequado para componentes estruturais de suporte de carga, como o utilizado no A350-900 XWB. Essa primeira aplicação será rapidamente seguida por outras”.
Operando em todo o mundo, a Victrex possui mais de 35 anos de experiência e tem como um dos principais carros-chefe produtos à base de poliariletercetona (Paek), que combina resistência e liberdade para o desenvolvimento, especialmente, de estruturas muito leves. A característica é relevante para os designers aeroespaciais e fabricantes. O polímero de alta performance com fibras de alto módulo (HMF) se baseia na série 90 dapoliariletercetona, usada principalmente em componentes moldados por injeção em paredes finas. Suas propriedades não podem ser igualadas aos componentes de classes padrão. O 90HMF40tem até 100 vezes mais resistência à fadiga e até 20% maior resistência e rigidez específica do que o alumínio 7075-T6, nas mesmas condições.
FONTE: Lucia Faria Comunicação Corporativa