Airbus Helicopters: Frota com Helionix atinge marco de 100 mil horas de voo

Helionix no H145

Las Vegas, 2 de março de 2018 – A frota de helicópteros da Airbus equipados com o sistema de aviônico Helionix superou o marco simbólico de 100 mil horas de voo apenas três anos após o início das operações dos clientes.

O conjunto de aviônico digital entrou em serviço inicialmente no modelo H145 e no H175 e foi posteriormente certificado no H135. No futuro, equipará também o H160 e outros helicópteros na atual e futura linha de produtos da Airbus Helicopters.



Projetado pela Airbus Helicopters para oferecer maior flexibilidade de missão e segurança operacional, o Helionix surgiu da necessidade dos operadores de um sistema de aviônico mais poderoso, com maiores funções e capacidade de computação, mas que fosse mais fácil de utilizar e dependesse de menos telas. É composto de dois computadores e um layout de cockpit único com até quatro monitores eletrônicos projetados para melhorar a consciência situacional dos pilotos em voo.

Helionix no H175

“O Helionix é um conceito de família que foi aclamado pelos usuários por sua intuitiva interface homem-máquina e pelo piloto automático, recursos que permitem que os pilotos se concentrem mais plenamente no próprio voo e aumentem a segurança”, declarou Jean-Jacques Mevel, Head do Programa Helionix. “Continuamos investindo no Helionix com um frequente aprimoramento do software, que recentemente incluiu o reforço dos recursos SAR, bem como o modo Rig N ‘Fly de aproximação automática de plataformas de petróleo”.

O conjunto de aviônico inclui um piloto automático de quatro eixos para reduzir a carga de trabalho do piloto e um Indicador de Primeiro Limite no qual os dados do instrumento do motor são mostrados abaixo de um indicador. Um sistema de navegação e comunicação GPS e um Sistema de Consulta de Tráfego completam o conjunto, enquanto um sistema de missão, incluindo o Mapa Digital, um Sistema de Prevenção de Choques com o Terreno para Helicóptero e um Sistema de Visão Sintética, proporcionam aos pilotos plena percepção situacional.

O próximo passo envolverá o aprimoramento de funções como a Transmissão Automatizada de Vigilância Dependente, o Sistema de Visão Sintética e os modos avançados do Sistema de Alerta e Monitoramento do Terreno para Helicóptero, além de propor soluções avançadas de conectividade.

Mais de 250 helicópteros são operados hoje com o Helionix, envolvendo mais de 40 operadores em todo o mundo e realizando uma ampla gama de missões como Serviços Médicos de Emergência (EMS, sigla em inglês), segurança, petróleo e gás, SAR, VIP, entre outros.

FONTE: JeffreyGroup Brasil



Sair da versão mobile