A Leonardo, um parceiro estratégico da Marinha Italiana e um importante fornecedor para muitas forças navais internacionais, irá expor no principal evento de defesa naval e marítima IMDEX Asia 2023 em Cingapura de 3 a 5 de maio. Durante a feira, a empresa apresentará tecnologias multidomínio desenvolvidas para atender às necessidades modernas das Forças Armadas e fortalecer sua posição como parceira confiável da indústria de defesa da região.
As soluções completas da Leonardo para operações navais incluem sistemas avançados de comando e controle naval, sistemas de armas, sensores, sistemas subaquáticos, optrônicos, sistemas de comunicação marítima, aeronaves, helicópteros, comunicações espaciais e plataformas não tripuladas. Com seus produtos já escolhidos por 70 marinhas, a Leonardo pode atender a todos os requisitos de missão para qualquer tipo de navio. Seus produtos e serviços incorporam tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial, automação, processamento de dados e gestão da informação.
Entre as principais tecnologias da empresa, o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) ATHENA MK2. Isso equipa, entre outros, os novos navios de patrulha offshore multifuncionais da Marinha Italiana, o PPA (Pattugliatore Polivalente d’Altura) “Thaon di Revel” e “Trieste” LHD (Landing Helicopter Dock), cujas capacidades estarão em exibição em Cingapura.
Como o ‘cérebro’ do navio, o Sistema de Gerenciamento de Combate fornece aos operadores consciência situacional, incluindo uma imagem tática completa do cenário operacional no mar, acima e sob a água, permitindo que os operadores planejem e executem missões rapidamente. Modular e escalável, o sistema abrange todas as missões de combate em diferentes domínios de guerra, bem como funções de gerenciamento e suporte, integrando sensores e efetores em uma abordagem multicamada para satisfazer até os requisitos mais exigentes das marinhas modernas. Com base na variante de superfície, o ATHENA MK2/U também foi desenvolvido para os U-212 Near Future Submarines (NFS) atualmente sendo construídos para a Marinha Italiana.
Para o controle do domínio subaquático, a Leonardo projeta e desenvolve torpedos leves e pesados, contramedidas antitorpedo e sistemas de sonar. No estande estará o sistema sônico modular leve ULISSES, desenvolvido pela Leonardo para maximizar a eficácia nas operações de Guerra Anti-Submarino (ASW) em aeronaves de patrulha marítima de asa fixa e rotativa, minimizando o peso e o tamanho.
A IMDEX Asia será a primeira parada da campanha do PPA “Francesco Morosini” da Marinha Italiana no Extremo Oriente. A unidade, projetada para missões duplas, integra vários sistemas Leonardo de última geração, incluindo o ATHENA MK2, o Naval Cockpit – que requer apenas dois operadores para conduzir operações de navio e reação rápida – e o novo sistema eletro-óptico DSS-IRST (Distributed Static Staring-InfraRed Search and Tracking System) que protege o navio de múltiplas ameaças ao longo das áreas costeiras (Littoral) e em mar aberto (Blue Water).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN