A Empresa General Dynamics NASSCO entregou na ultima quinta feira (13/03) a U.S Navy o USNS John Glenn (MLP 2), que é o segundo navio da classe Plataforma Móvel de Desembarque ( Landing Platform Mobile – MLP). O navio tem o nome do senador John Glenn, uma homenagem por seu serviços excepcionais como piloto do USMC, como astronauta e no senado.
A Construção do USNS John Glenn começou em abril de 2012, e ao longo do programa MLP, a NASSCO incorporou mais de 10.000 novas idéias em melhorias para suas operações, o que contribuiu para a diminuição nos custos e ajudando no cronograma de entrega da MLP 2 que se fez dentro do prazo, sem implicar no aumento de custos e prazos.
O navio auxiliar, possui 233 metros de comprimento e vai servir como uma base flutuante para operações anfíbias, funcionará também como um ponto de transferência entre navios de grande porte e pequenas embarcações de desembarque.
“Este é um grande dia para a NASSCO, a Marinha e a equipe de Comando Marítimo Militar”, disse Fred Harris, presidente da General Dynamics NASSCO. “Estamos entregando este navio com a qualidade, a inovação e a capacidade necessária para suportar as futuras missões da frota da nação ao redor do mundo.”
O USNS John Glenn terá uma velocidade máxima de 15 nós e um alcance de 9.500 milhas náuticas. O tamanho do navio e de 2322.576 m² quadrados, possui um espaço interno que permite varias configurações para armazenamento de veículos e equipamentos , tem um tanque para 100.000 litros de água potável e pode armazenar 380 mil litros de combustível JP-5 para a aviação.
Agindo como uma base naval móvel, o MLP fará parte da infra-estrutura a acessos crítico, e no suporte para o envio de forças e suprimentos como o fornecimento de material de prevenção e suprimentos de distribuição flexível. A NASSCO está construindo atualmente o terceiro navio da classe, MLP 3, que será configurado como uma base Flutuadora Frontal ( Afloat Forward Staging Base-AFSB). Ele estara pronto para começar os teste de mar em novembro e a entrega será no segundo trimestre de 2015.
FONTE : navyrecognition.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval