Por Luiz Padilha e Carolina Ambinder
Por ocasião da 7ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasil (BID), ocorreu no Comando de Artilharia do Exército, Forte Santa Bárbara, na cidade de Formosa (GO), uma demonstração para uma Comitiva Estrangeira dos produtos utilizados pelo Exército Brasileiro.
Recepcionados pelo General de Brigada Moises da Paixão Junior, comandante da Artilharia do Exército Brasileiro, a Comitiva composta pela Embaixadora de Burkina Faso, Ex. Sra. Aminata Sana Congo, pelo Embaixador do Mali, Sr. Ibrahima Diallo, pelo Embaixador da Indonésia, Sr. Edi Yusup, dos Adidos da Colômbia, Índia, Panamá, Vietnã e Tanzânia, delegações do Equador e Egito, além de convidados civis.
No auditório do Quartel General do Comando de Artilharia do Exército, o General Paixão deu as boas vindas aos presentes, agradecendo a presença dos representantes das empresas da Base Industrial de Defesa: Ares, Avibras, Condor e Iveco.
Representantes das empresas fizeram rápidas apresentações sobre os produtos que fornecem ao Exército Brasileiro.
Em seguida, foi realizada uma demonstração de como funciona o sistema Astros em um simulador, onde coube a Embaixadora de Burkina Faso apertar o botão para o disparo da bateria lançadora de foguetes.
Após a demonstração no simulador, a Comitiva se dirigiu para um local preparado para que as empresas demonstrassem seus produtos. A Condor iniciou demonstrando seu portfólio de produtos não letais, como balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo, granadas de impacto e efeito moral, lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, dispositivos de eletrochoque incapacitantes e pirotécnicos de sinalização e salvatagem.
Finalizando sua demosntração, a Condor apresentou seu Drone equipado com um dispositivo lançador de fumÍgenos.
Em seguida, fabricadas pela IVECO, duas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, equipadas com o sistema REMAX da Ares, dispararam contra alvos utilizando metralhadoras .50 e 7,62mm, demonstrando a mobilidade do Guarani e a capacidade de atirar com o sistema Remax em movimento.
Após a demonstração dos Guarani, a comitiva se dirigiu para um prédio anexo as garagens onde ficam os veículos que compõem o Sistema Astros II MK-6, fabricado pela Avibras, para observar o lançamento de foguetes de quatro peças previamente montadas para a demonstração.