O FT 100 Horus, cujo desenvolvimento começou em 2010 pela empresa FT Sistemas (ex Flight Technologies), com a participação do Centro Tecnológico do Exército-CTEx e do Instituto Militar de Engenharia – IME, recebeu através da Portaria nº 2640/MD, do Ministério da Defesa do Brasil, a aprovação final de Produto de Defesa Estratégica-PED. Esse reconhecimento significa a importância estratégica para a defesa nacional e um forte apoio ao Horus pelas Forças Armadas brasileiras.
A Horus FT 100 começará a ser operado pelo Exército Brasileiro no primeiro trimestre de 2015 e é um sistema UAV inteiramente nacional, já tendo sido exportado pelo Brasil para a África. É um UAV de liberação manual, concebido para ser utilizado em aplicações típicas de curto alcance realizadas por pelotões, companhias ou batalhões.Aplicações típicas envolvem desde busca de alvos de Artilharia e auxílio ao deslocamento de Infantaria e Cavalaria, passando por Operações Especiais e Contra-terrorismo, Reconhecimento Policial Urbano, até a Vigilância Perimetral. No setor privado, pode ser usado para reconhecimento aéreo em geral, por clientes que exigem flexibilidade e mobilidade para operações curtas distâncias (10-20 km), ou para monitorar as instalações industriais de grande importância, para evitar incêndios ou ataques.
Com base em qualquer lugar com acesso à rede para a aviação comercial, o sistema e sua equipe de operações podem ser enviados em qualquer lugar no Brasil em um dia. Pode também realizar voo aéreo de reconhecimento cobrindo até 4.000 hectares. Em 16 de novembro começou a primeira etapa do treinamento 9º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha (Nioaque-Mato Grosso do Sul).
Este foi o primeiro sistema de seu tipo em operação no Exército Brasileiro, operado exclusivamente pelas tropas. O programa SARP Cat 1, conhecido internamente como Horus, pertence ao Projeto Estratégico RECOP – Recuperação de Capacidade Operativa da Força. O Horus FT 100 foi projetado especificamente para atender às necessidades operacionais do Exército. O processo de implementação desta tecnologia dentro do Exército foi conduzido pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em apoio do Exército. A segunda e última fase de treinamento será realizado em fevereiro de 2015, também na 9º GAC, quando a guarnição Bia BA (9ºGAC) será capaz de conduzir operações independentes no mesmo sistema Horus FT-100.
FONTE: Defensa.com
FOTOS: FT Sistemas (ex Flight Technologies)