Canoas (RS) – Militares especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército e da Marinha realizaram uma inspeção no Bairro Fátima, em Canoas, para avaliar o nível de toxicidade do local. As ações aconteceram em parceria com técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
A ação visa mitigar os danos causados pela inundação, que dispersou centenas de tambores armazenados em um centro de reciclagem. O conteúdo desses recipientes, potencialmente perigosos, se espalharam pela região, atingindo inclusive áreas residenciais.
O objetivo da equipe é avaliar os meios para recolher o material e para mitigar os riscos de danos ambientais de um possível vazamento de resíduos. A operação visa garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente.
O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear conta com equipamento e pessoal qualificado para lidar com situações que envolvam agentes nocivos à saúde humana. Sua missão é atender a emergências de natureza química, biológica, radiológica e nuclear em apoio às Forças Armadas e à Defesa Civil.
Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável.
Fonte e Fotos: Comando Militar do Sul