USV da Thales passa por um marco significativo em testes autônomos de caça às minas

RNMB Apollo

Foi recentemente confirmado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido que os testes foram realizados em dezembro de 2022 pela Equipe de Testes do Sistema Autônomo Marítimo da Marinha Real Britânica (MASTT), apoiada pela Thales. Observando e aprovando os testes na Baía de Weymouth estavam representantes da Autoridade Naval e Grupo de Tecnologia do Reino Unido (NATG) e a equipe de Capacidade de Caça às Minas do Ministério da Defesa.

O programa está fornecendo capacidades de guerra de minas marítimas líderes mundiais, que manterão o Reino Unido e a França na vanguarda da tecnologia de sistemas autônomos navais. A entrega de plataformas de remoção de minas não tripuladas permitirá que a Royal Navy (RN) continue seu importante papel de manter as rotas marítimas abertas sem colocar marinheiros ou plataformas tripuladas na área de ameaça.

Equipado com uma poderosa combinação de sensores, incluindo radar, LIDAR (detecção e alcance de luz) e câmeras eletro-óticas e infravermelhas, a posição da embarcação era continuamente transmitida ao centro de comando e controle por meio de uma rede de comunicações segura.

Essa conexão permitiu que o software de comando e controle mesclasse as entradas do sensor em uma única imagem tática usando o software de gerenciamento de missão Thales MCube. Também permite a detecção e rastreamento de outras embarcações e a tomada de ações apropriadas, incluindo manobras de desvio controladas remotamente.

Em serviço, essas embarcações serão capazes de operar em águas nacionais ou serem transportadas rapidamente por via aérea em todo o mundo para caçar minas em zonas de perigo ou proteger linhas marítimas de comunicações, ao mesmo tempo em que demonstram altos índices de confiabilidade, autonomia e segurança cibernética. Eles podem ser implantados e operados a partir de navios e bases terrestres, fornecendo capacidade configurável e de alto desempenho.

O RNMB Apollo é um dos dois navios de superfície não tripulados de pré-produção entregues à Marinha Real e à Marinha Francesa em dezembro de 2021 como parte do programa conjunto Reino Unido-França de Contramedidas de Minas Marítimas (MMCM), que trará caça autônoma às minas capacidade para as duas respectivas Frotas.

RNMB Apollo

Com o estágio dois do contrato agora na fase de produção, a Thales está trabalhando ativamente com os clientes e poderá entregar capacidade operacional total para ambas as nações em 2024.

“Como os primeiros desse tipo, esses testes são um marco significativo no caminho para a certificação de sistemas marítimos autônomos para uso operacional. Eles representam um dos primeiros passos importantes para ganhar confiança em embarcações não tripuladas em um programa complexo. O teste é um trampolim de operação remota crítica para a caça autônoma às minas,” disse Alex Cresswell, Diretor Executivo e Presidente, Thales Reino Unido.

“Temos uma longa tradição de apoiar a Marinha Real e a Marinha Francesa na guerra de minas, navios de superfície e operações subaquáticas e estamos muito orgulhosos de trabalhar com eles para colocar esses sistemas autônomos revolucionários em serviço operacional,” disse Gwendoline Blandin-Roger, Diretora Administrativa de Sistemas Subaquáticos, Thales.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile