No dia 6 de dezembro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi acionado para realização de uma Evacuação Aeromédica (EVAM), que consistia no transporte de uma criança com 8 anos de idade, com complicações em decorrência da COVID-19, da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para a cidade do Rio de Janeiro (RJ). Mesmo com condições meteorológicas adversas, além do fato de não estarem de sobreaviso, os militares envolvidos demonstraram prontidão, entusiasmo e, sobretudo, profissionalismo, respondendo com extrema rapidez e eficácia para o cumprimento da Missão.
Como reconhecimento pelos excelentes serviços prestados, foi realizada no Hangar do EsqdHU-2, uma cerimônia, que contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Doutor Carlos Alberto Chaves, e do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Rio de Janeiro, Coronel Leandro Sampaio Monteiro.
Na ocasião, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, foi agraciado com a Medalha Ordem do Mérito de Bombeiro Militar e o Diretor da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Fragata (Md) Alexandre Albuquerque Rosa, juntamente aos demais militares envolvidos no EVAM, foram agraciados com a Medalha Mérito Avante Bombeiro.
Em virtude das medidas de combate à proliferação do novo coronavírus, a cerimônia foi realizada em formato reduzido, cumprindo todas as recomendações de prevenção das autoridades competentes.
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HU-2, Policlínica Naval e Aviação Naval!