O Navio-Patrulha (NPa) Macau (P 71), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, concluiu a substituição de seus motores de combustão principal (MCP), engrenagens redutoras e silenciosos na Base Naval de Natal (BNN).
O serviço de substituição desses itens foi realizado no Período de Manutenção Atracado (PMA), resultado de um esforço conjunto dos Setores Operativo e do Material, além das empresas Prestenavi e MTU. Com o propósito de testar o funcionamento de todos os equipamentos no mar, foi realizada a Experiência de Máquinas, ocasião em que o navio foi submetido a crescentes rotações dos motores e se comportou de forma satisfatória. Após esses testes, foi realizada a recomposição dos isolamentos térmicos dos dutos de descarga, deixando o navio pronto para retornar à sua fase operativa.
A troca dos MCP visa à manutenção da prontidão e da disponibilidade do meio, visto que, com os novos motores, o navio ganhará em confiabilidade, eficiência e segurança para a realização das missões que lhe são atribuídas, sejam elas socorro e salvamento marítimo, operações navais, patrulha naval e Inspeção Naval, contribuindo para a salvaguarda da vida humana, para a segurança da navegação e para a defesa dos interesses do Brasil no mar.
FONTE: MB