Navio Mercante St. Nikolas foi desviado no Golfo de Omã pela Marinha iraniana

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – Comunicado de imprensa da EMASoH sobre o embarque ilegal do navio mercante St. Nikolas no Golfo de Omã.

Ontem, dia 11 de Janeiro, o navio mercante St. Nikolas foi abordado por militares a sudeste do Estreito de Ormuz, ao largo da costa de Omã. Os integrantes usavam uniformes pretos de estilo militar com máscaras pretas. O Company Security Officer (CSO) da companhia marítima também informou que o navio alterou o rumo em direção às águas territoriais iranianas e as comunicações foram perdidas. Agindo com base em informações externas iniciais, a EMASoH enviou um avião de patrulha marítima francês Atlantique 2 que localizou rapidamente o navio, que se encontrava escoltado por dois navios de patrulha da Marinha iraniana. O Atlantique 2 continuou monitorando o movimento do navio até que ele entrasse nas águas territoriais iranianas. Ele está agora ancorado perto de Bandar Abbas.

Dassault-Breguet Atlantique ATL2

O embarque, em violação do direito internacional, ocorreu enquanto o navio mercante navegava em águas internacionais no Golfo de Omã. O St. Nikolas dirigia-se então para a Turquia de acordo com o destino transmitido pelo seu Sistema de Identificação Automática (AIS). A EMASoH está empenhada em salvaguardar a segurança marítima em toda a região do Golfo. Um dos principais objetivos da missão da EMASoH é documentar qualquer actividade ilegal na região do Golfo e no Estreito de Ormuz, o que é claramente este caso.

A Operação EMASoH AGENOR continua acompanhando de perto a situação. À luz destes acontecimentos, os nossos pensamentos estão com a tripulação do St. Nikolas e suas famílias. Expressamos também a nossa preocupação relativa à apreensão do navio mercante Advantage Sweet pela Marinha iraniana em 27 de abril de 2023, e à subsequente apreensão do navio mercante Niovi pela Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica em 3 de maio de 2023, à medida que os petroleiros continuam sendo desviados de suas rotas. Nossos pensamentos estão com as tripulações a bordo, bem como com suas famílias. Milhares de navios navegam diariamente na região do Golfo e no Estreito de Ormuz. Estes são monitorados, informados e tranquilizados pela EMASoH. Os navios são aconselhados a transitar com cautela e reportar movimentos através do Esquema de Relatórios Voluntários (http://emasohagenor.org/)

Sair da versão mobile