Marinha do Brasil inaugura Capitania Fluvial de Goiás

A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a ativação da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia. A Organização Militar nasce com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações em sua área de jurisdição, que compreende 202 municípios.

As negociações para a instalação da CFGO tiveram início em 2019, com reuniões entre o Comando do 7º Distrito Naval, ao qual a nova Organização Militar será subordinada, o Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa de Goiás, e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). Em 2020, a Superintendência do Patrimônio da União em Goiás (SPU-GO), órgão vinculado ao Ministério da Economia, transferiu à Marinha do Brasil a jurisdição dos imóveis onde foram instaladas a sede da Capitania e sua Patromoria.

O Estado de Goiás era, até então, o único que não possuía uma Organização Militar da Marinha permanentemente presente, apesar da atuação regular da Capitania Fluvial de Brasília na região e dos exercícios realizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais em Formosa. A implantação da CFGO possibilitará um incremento das atividades relacionadas às atribuições da Autoridade Marítima no Estado, como a regularização de embarcações e realização de Inspeções Navais.

FONTE: CCSM

Sair da versão mobile