LAAD 2023: ABIMDE destaca impacto dos investimentos em defesa e segurança para o desenvolvimento do país

O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) participou da cerimônia de abertura da LAAD Defence & Security, nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ). A ABIMDE participa da feira, considerada a maior do segmento de Defesa e Segurança na América Latina, com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e dos comandantes das Forças Armadas do Brasil, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva (Exército), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha), e Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea Brasileira), entre outras autoridades civis e militares.

De acordo com a Creative Events, a feira conta com a participação de 364 marcas expositoras, originárias de 44 países e vai receber delegações e comitivas de 71 países. A expectativa é receber 45 mil visitantes durante os quatro dias de feira.

Durante a cerimônia, o Ministro José Múcio Monteiro Filho apresentou números que indicam os impactos positivos da Base Industrial de Defesa na sociedade. Atualmente, o setor emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas no Brasil, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. De acordo com ele, o setor representa, hoje, cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto).

O Dr. Roberto Gallo ressaltou que esses números significam geração de renda e desenvolvimento socioeconômico e tecnológico para o país.

O Dr. Gallo Gallo também assinou memorando de entendimentos com a Kotra (agência pública de estímulo às exportações e aos investimentos) da Coreia do Sul, visando a cooperação entre as indústrias brasileiras e sul-coreanas, neste primeiro dia da LAAD.

As rodadas de negócios também foram um ponto alto do primeiro dia da feira. Empresas nacionais e estrangeiras tiveram a oportunidade de se reunir e discutir possíveis parcerias e negócios. Essas reuniões bilaterais são de extrema importância para o setor de defesa e segurança, uma vez que possibilitam o estabelecimento de novas relações comerciais e a troca de conhecimentos e tecnologias.

Além das reuniões bilaterais, o primeiro dia da feira também contou com diversos talks business, onde empresas apresentaram seus produtos e soluções em palestras e painéis de discussão. Esses eventos são fundamentais para as empresas se destacarem no mercado e para que os participantes possam se atualizar sobre as últimas tendências e tecnologias do setor.

FONTE: Rossi Comunicação

Sair da versão mobile