Grupo EDGE e Baykar colocarão cargas úteis dos Emirados Árabes nos drones turcos

Por Agnes Helou

BEIRUTE – O conglomerado de defesa dos Emirados Árabes, EDGE Group anunciou hoje que está se unindo ao fabricante de drones Baykar da Turquia para armar os veículos aéreos não tripulados da empresa turca com cargas úteis dos Emirados.

No âmbito do acordo, a EDGE disse que integrará sua “munição guiada de precisão “DESERT STING 16” no drone TB2 de Baykar, o modelo que ganhou destaque internacional nos primeiros dias do conflito na Ucrânia. “Na EDGE, temos orgulho da parceria com a Baykar, uma empresa líder em sistemas aéreos avançados. A oportunidade de aumentar as capacidades de ambas as empresas é um marco importante na nossa parceria”, disse o presidente do conselho da EDGE, Faisal Al Bannai, num comunicado.

UAV Bayraktar TB-2 com a DESERT STING 16

Da mesma forma, Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar, disse: “A integração do “DESERT STING 16” e outras armas e sistemas EDGE serão opções valiosas em nossas ofertas de carga útil de UAV. Nosso acordo de aliança estratégica com a EDGE, líder internacional em tecnologia avançada, proporcionará mais opções à nossa base de clientes.”

Can Kasapoglu, diretor de pesquisa de defesa do think tank Edam, com sede em Istambul, disse ao Breaking Defense que a colaboração entre as empresas dos Emirados e da Turquia é “realmente importante”.

“É a primeira vez que um fabricante turco de drones certifica munições estrangeiras ou soluções inteligentes para integração em suas plataformas”, disse ele. “Não existe tal precedente na carteira de exportações turca.”

O Baykar TB2 é um UAV de média altitude e longa duração (MALE) que causou sensação no início da guerra na Ucrânia pela sua eficácia contra as forças russas, embora tenha recuado nas manchetes nos últimos meses. “DESERT STING 16” é uma munição guiada produzida pela Halcon, subsidiária do Grupo EDGE, que usa navegação por satélite e está equipada com buscador de laser semiativo.

Kasapoglu disse que a introdução da munição guiada na plataforma turca poderia abrir a porta para uma mistura adicional de armas dos Emirados nas plataformas turcas, um potencial prometido no anúncio da EDGE que dizia que “outras integrações de carga útil em outras plataformas BAYKAR seguirão e que as duas empresas procurariam “oportunidades para maior colaboração e programas mutuamente benéficos”.

O Grupo EDGE tem pressionado recentemente para colocar suas munições em aeronaves estrangeiras. Por exemplo, a empresa dos Emirados tem trabalhado com a General Atomics, sediada nos EUA, para integrar os seus sistemas de mísseis no MQ-9B SkyGuardian, como a Breaking Defense relatou anteriormente. Durante o Dubai Air Show, em novembro, a empresa anunciou que planejava colocar bombas de propriedade da EDGE em caças Rafale dos Emirados Árabes Unidos, o que seria a primeira vez para a aeronave de fabricação francesa.

Caglar Kurc, professor assistente da Universidade Abdullah Gül, na Turquia, disse que a colaboração da EDGE com Baykar “faz sentido” e “funciona para ambas as empresas”.

“Baykar aumenta suas opções de munições; A EDGE teria acesso a um mercado internacional mais amplo através do Baykar”, disse ele.

Kasapoglu concluiu que o acordo mostra que “os países do Golfo estão neste momento muito entusiasmados em fechar tais acordos com coprodução, certificações locais e transferência de tecnologia”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Sair da versão mobile