Fragata Tamandaré – Atech avança na concepção do novo CMS para a Marinha

Por Luiz Padilha

O Defesa Aérea & Naval visitou o novo escritório/laboratório da Atech no Rio de Janeiro, e conheceu a estrutura montada pela empresa para entregar o futuro Combat Management System (CMS) da classe Tamandaré.

Fomos recebidos pelo novo CEO da Atech, Sr. Rodrigo Persico, e pelo Diretor da Área de Defesa, Sr. Giacomo Staniscia. A parceria da Atech com a empresa alemã Atlas, no desenvolvimento do novo CMS, corre dentro do cronograma e está bastante adiantado. A Atech designou uma equipe com 24 engenheiros, junto com 9 oficiais da Marinha, para conhecer e absorver o conhecimento do CMS ANCS da Atlas em Bremen, Alemanha.

Atualmente, alguns engenheiros e oficiais da MB já retornaram ao Brasil, e se encontram trabalhando no desenvolvimento na Atech São Paulo e Rio de Janeiro, onde, com o conhecimento adquirido, trabalham firmes no chamado “Extended Core”, que é a versão base do ANCS com as definições determinadas pela Marinha.

A Atech possui a “Caixa-Preta”, ou seja, o código fonte do CMS da Atlas, podendo, assim, integrar qualquer sistema de armas que a Marinha do Brasil deseje.

Em Bremen, na Alemanha, existe o ‘Integration Enviroment’, que, junto com o laboratório do Rio de Janeiro, realizarão todos os testes dos sistemas. No Rio de Janeiro, serão testados os consoles do navio em uma sala especialmente preparada com sistema dedicado de refrigeração líquida, antes do envio para Itajaí-SC. Esta previsto para setembro de 2024 a entrega dos consoles testados e aprovados para instalação no navio, ou seja, apenas 1 ano antes da sua entrega.

No futuro, o novo CMS da Atech poderá ter uma nova versão para os Navios de Patrulha Oceânico (OPV), além do desenvolvimento de um novo e moderno Data-Link, denominado ADL, que poderá ser usado não só para a classe Tamandaré, como também para outros navios da Esquadra. A empresa estuda um “gateway” para a comunicação entre o futuro Link-BR2 da FAB e o Sterna da Marinha.

Sair da versão mobile