O acordo, por meio de um contrato com a Babcock International, fornecerá à Royal Navy um conjunto de sistemas avançados de armas multifuncionais para sua frota de cinco navios, com o primeiro navio previsto para entrar em serviço em 2027.
O contrato inclui cinco armas de calibre médio Bofors 57 Mk3 e 10 armas de pequeno calibre Bofors 40 Mk4. Ambos os sistemas de armas de aproximação são projetados para proteger os navios contra ameaças complexas modernas e futuras. As armas também oferecem os tipos de munição otimizados da Marinha Real, incluindo a munição para todos os alvos programável Bofors 3P de baixo custo.
“Estaremos fornecendo a mais avançada tecnologia de sistema de armas disponível, que pode se adaptar a diferentes níveis de conflito, incluindo missões de manutenção da paz, operações locais da guarda costeira e operações militares”, disse Lena Gillström, diretora administrativa da BAE Systems Bofors. “Este contrato aumenta o número de nações europeias implantando nossos sistemas de armas avançados e flexíveis.”
O escopo de trabalho da BAE Systems para o programa Type 31 também inclui serviços, ferramentas, sobressalentes, documentação e suporte. Ambos os sistemas de armas navais serão fabricados nas instalações da BAE Systems em Karlskoga, Suécia, com entregas previstas para ocorrer em 2023 e 2024.
O canhão naval Bofors 57 Mk3 está instalado em vários tipos de navios ao redor do mundo e está em uso com as marinhas aliadas e guardas costeiras de oito países, incluindo Canadá, Finlândia, Alemanha e Suécia, bem como nos Estados Unidos, onde está conhecido como canhão naval Mk110.
A BAE Systems construiu e entregou mais de 100 canhões navais Bofors 57 Mk3 para clientes em todo o mundo. O canhão naval Bofors 40 Mk4 é a última geração da família 40mm e, com este contrato, a Royal Navy se tornará seu quinto operador.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN