ATMACA: primeiro míssil anti-navio nativo da Turquia

Por Dorian Archus

O primeiro míssil antinavio ATMACA da Turquia desenvolvido pela Roketsan Co. entrará em serviço para a Marinha turca no final de 2020, anunciou o presidente turco na cerimônia de abertura do Centro de Pesquisa de Sistemas Espaciais de Roketsan.

Após os últimos disparos-teste do míssil, que será realizado em setembro no Mar Negro, o Atmaca será entregue à Marinha turca. O teste de fogo será conduzido por TCG Kinaliada (F 514), a última classe MILGEM da Marinha turca.

Fragata turca TCG Kinaliada (F 514)

Especificações principais:

Os protótipos do míssil ATMACA com Aselsan RF Seeker ativo, com capacidade anti-navio e de ataque terrestre, foram muito bem-sucedidos nos testes de fogo realizados em 2016, tendo sido afirmado que os protótipos atingiram alcances superiores a 200 km.

A Marinha turca realizou um teste de fogo bem-sucedido do míssil antinavio Atmaca da corveta TCG KINALIADA, a quarta corveta de guerra anti-submarina da classe Ada fabricada sob o programa de navios de guerra nacional turco em novembro de 2019. Atmaca deve entrar em serviço no segundo metade de 2020 como a substituição do míssil Harpoon, que é o principal míssil superfície-superfície da Marinha turca.

O Atmaca é um míssil anti-navio de alta precisão, longo alcance, superfície a superfície e ataque de precisão que pode ser integrado a fragatas e corvetas.

A empresa de defesa turca Roketsan realizou um novo teste de fogo do míssil Atmaca Antinavio em 1 de julho de 2020. O míssil foi disparado contra um alvo a 220 quilômetros de distância e atingiu-o com sucesso.

Um ponto digno de nota é que, durante a fase inicial de lançamento, o míssil ATMACA tem um perfil de voo semelhante ao do Exocet, em vez do míssil Harpoon. Depois de deixar o lançador, o míssil Harpoon primeiro sobe a uma altitude de 600m e então desce em direção ao seu alvo. No entanto, este conceito é considerado um risco maior porque o perfil de voo ascendente do míssil pode revelar a localização da plataforma de tiro. Por outro lado, o míssil Exocet dirige-se ao seu alvo a uma altitude inferior (100m e abaixo) após o lançamento.

Especificações Técnicas da ATMACA:

Atualmente, os estudos da fase de produção inicial de baixa taxa (LRIP) estão em andamento no projeto. Inicialmente, esperava-se que um total de 64 mísseis ATMACA (32 + 32) fossem fornecidos na Fase LRIP para uso em fragatas da classe ISTIF.

O míssil ATMACA, que se acredita ter uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,85-Mach 0,95, também será capaz de atacar alvos costeiros como o míssil RGM-84L Harpoon Block II.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile