Militares da MB participam de cerimônia do 20º aniversário da Marinha da Namíbia

Comandante da Marinha da Namíbia e Chefes da MAN e do GAT-FN

No dia 11 de outubro, militares da Marinha do Brasil (MB), integrantes do Grupo de
Assessoramento Técnico do Corpo de Fuzileiros Navais (GAT-FN) e da Missão de
Assessoria Naval na Namíbia (MAN) participaram da cerimônia em comemoração ao 20º aniversário de criação da Marinha da Namíbia, realizada na Base Naval Capt (N) P.N. Sacharia, na cidade namibiana de Walvis Bay.

A Marinha namibiana ganhou status de Força Armada singular em 7 de outubro de 2004, quando deixou a denominação de Ala Marítima das Forças de Defesa da Namíbia. Como fruto do Acordo de Cooperação Naval Brasil Namíbia, assinado em 4 de março de 1994, o Brasil forneceu quatro navios à Marinha da Namíbia e formou cerca de 1.200 Oficiais e Praças namibianos em suas escolas e centros de instrução naval. Além disso, mais de 1.400 militares daquele país foram treinados na Namíbia por Fuzileiros Navais brasileiros, o que possibilitou a criação do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha da Namíbia, em 2016.

Vice-Comandante da Marinha da Namíbia agradece o apoio da MB

“Obrigado à República Federativa do Brasil e à Marinha brasileira, pelo inestimável apoio. Construímos uma Marinha forte que continua a resguardar nossa soberania marítima”, agradeceu o Contra-Almirante Sackeus Gonteb, Vice-Comandante da Marinha da Namíbia.

Já o Comandante da Marinha da Namíbia, Contra-Almirante Alweendo Amugulu relembrou a formação no Brasil dos fundadores da Marinha namibiana: “O primeiro grupo de Oficiais foi enviado ao Brasil no ano de 1994,  seguido pelo Grupo de Núcleo de Comando, em 1995. Após concluírem seus estudos, os Oficiais do Grupo de Núcleo de Comando retornaram à Namíbia e estabeleceram o que ficou conhecido como a Ala Marítima das Forças de Defesa da Namíbia.”

Os militares brasileiros, presentes na cerimônia do 20º aniversário da Marinha da Namíbia, atuam diariamente no apoio às atividades da Força Naval namibiana, na cidade portuária de Walvis Bay, principalmente quanto à capacitação de pessoal e avaliação de meios operativos.

Compartilhando suas experiências e conhecimentos técnicos, os integrantes do GAT-FN e da MAN auxiliam os militares namibianos na manutenção do aprestamento de suas unidades navais e de Fuzileiros Navais.

FONTE: MB

Sair da versão mobile