Marinha do Brasil comemora os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo no Rio de Janeiro



O Comando do 1o Distrito Naval realizará, na próxima terça-feira (11 de junho), na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro, a Cerimônia em comemoração aos 154o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A celebração é considerada a Data Magna da Marinha, e uma homenagem ao herói brasileiro Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, o “Almirante Barroso” que comandou a Força Naval Brasileira no determinante embate, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).

Na ocasião, ocorrerá a entrega da Ordem do Mérito Naval, inspirada em valores como: o patriotismo, a superação, o comprometimento e a abnegação, virtudes que marcaram o ímpeto do Almirante Barroso. A solenidade será presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli e, no local, serão agraciadas, com a referida medalha, personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, na Foz do Riachuelo, afluente do trecho do Rio Paraná, e é considerada pelos historiadores um confronto decisivo na Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito armado na América do Sul. A vitória naquela batalha fez o Brasil assumir a dianteira do conflito, conseguindo que os aliados tivessem acesso às principais artérias do Teatro de Operações da Guerra.

A Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto no 24.659, de 11 de julho de 1934, é a mais alta condecoração da Marinha e destina-se a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguído no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha.



Sair da versão mobile